Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um Natal próspero para os varejistas que se reinventaram em 2020

Roberta Andrade de Roberta Andrade
24 de dezembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Este foi um ano decisivo para empreendedores ao redor do mundo. Saber se reinventar e encontrar alternativas inteligentes para continuar com a operação foi a chave para manter o negócio funcionando e até conquistar crescimento em um ano em que a realidade de muitos foi totalmente o oposto. Dor de dono, planejamento ágil, arregaçar as mangas e colocar a mão na massa foram os ingredientes principais para essa receita de sucesso.

Foi assim que a Cynthia Fraga, franqueada da Kopenhagen do Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro, deu a volta por cima. Lá no dia 16 de março, quando ela recebeu a notícia do lockdown devido à pandemia de Covid-19, ela não perdeu tempo. Às vésperas da Páscoa, que ela vinha planejando há oito meses, reuniu a equipe na loja e tomou a decisão de transferir toda a mercadoria para a sala da sua casa. Com o ar-condicionado funcionando a todo o vapor, acionou clientes, redes de amigos e familiares, além de continuar contando também com o seu time de vendas. O atendimento agora era feito pelo WhatsApp e o delivery, gratuito. A rede de solidariedade cresceu e os pedidos começaram a chegar aos milhares. “Tinha dias que eu ia dormir às 5h da manhã, respondendo às pessoas pelo WhatsApp”, relatou Cynthia.

Recebendo pedidos de vários lugares do Rio, passou a indicar outras lojas Kopenhagen mais próximas dos clientes. “Muitos clientes gostaram tanto de fazer os pedidos pelo WhatsApp que já compraram 15 vezes, desde a Páscoa”, comentou Cynthia sobre as mudanças de hábito de consumo dos clientes. O volume de vendas foi maior do que ano passado e o aprendizado, sem precedentes. Além de continuar com o atendimento na loja, estruturou o delivery, aceitando pedidos pelo WhatsApp, com entregas pela Loggi, e iFood. A entrega agora é paga pelo cliente, mas isso não diminuiu a quantidade de pedidos e as vendas continuaram em alta. Cynthia teve um excelente Dia das Mães, Dia dos Pais, Namorados e agora um próspero Natal, com o estoque zerado.

A Luz da Lua também teve uma série de inciativas estruturadas e implementadas em toda a rede desde que a pandemia começou. Foram realizadas vendas pelo WhatsApp utilizando o catálogo para apresentação das peças, clientes especiais receberam brindes personalizados, foram criados links individuais de compras para as lojas utilizarem o e-commerce da franqueadora e foram estabelecidas metas específicas para o salão de vendas e para as vendas online. Todas as lojas receberam treinamento também para realizarem vendas pelo Instagram e Direct, operando suas redes sociais de forma mais padronizada e estratégica. O time de vendas também passou a receber premiação pelas vendas realizadas por meios digitais. “O nosso grupo de lojas franqueadas já bateu a meta e apresenta crescimento de 8% em relação ao ano passado”, informou Amanda Thomaz, gerente nacional do varejo da Luz da Lua.

Iniciativas para repensar a operação e os padrões de atendimento ao cliente durante este ano foram fundamentais para manter negócios de varejo e consumo e ir além, fidelizando clientes e tornando a loja como referência principal para o consumidor. Pesquisas demonstram que o verdadeiro desafio do varejo ainda é a qualidade do atendimento e os níveis de engajamento e comprometimento do time da loja. Com planejamento ágil e estratégico, e com vontade de fazer acontecer, os resultados chegam e as notícias são positivas, mesmo em um ano tão adverso e inesperado como este. O varejo tem batido recordes em volume de vendas nos últimos meses. Quem estiver preparado e com a equipe capacitada para oferecer o melhor atendimento ao cliente será capaz de ter um 2021 mais positivo, em todos os sentidos.

Um feliz Natal e um próspero Ano Novo nunca foram tão significativos como agora. Então, um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.

Postagem anterior

Uber Eats faz 4 anos no Brasil; Dia dos Namorados de 2020 foi o mais movimentado

Próxima Postagem

Makro investe em videoconferências para acompanhar saúde emocional de colaboradores

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Makro prepara, após 50 anos, despedida do mercado brasileiro

Makro investe em videoconferências para acompanhar saúde emocional de colaboradores

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.