Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A pergunta de milhões: por que o metaverso?

Episódio 8: Por que o meu negócio precisa de um metaverso?

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
25 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A pergunta de milhões: por que o metaverso? Divulgação Accenture

Neste artigo vou trazer elementos para responder à pergunta de milhões! Por que eu preciso ou eu deveria ter um metaverso?

Vou responder essa pergunta contando que o metaverso foi o escolhido pelo Fórum Econômico Mundial que aconteceu em Davos, na Suíça, na semana do dia 16 ao dia 20 de janeiro de 2023.

O protótipo de metaverso recebeu o nome de “Aldeia de Colaboração Global” e foi desenvolvido em parceria entre a Microsoft e a Accenture. O nome já nos remete ao objetivo principal que é a colaboração. Organizações de todo o mundo poderão se reunir para adquirir conhecimento, fazer trocas, criar e compartilhar soluções pautadas sobre os desafios mais urgentes do mundo.

Mas, voltando à pergunta de milhões: por que o metaverso? O metaverso foi a tecnologia escolhida pelo Fórum Mundial por diversos fatores:

  • É um aplicativo público o que o torna um ambiente democrático e inclusivo por si só. Uma verdadeira aldeia global virtual;
  • Oportuniza uma imersão interativa que promove uma melhor compreensão;
  • É um facilitador para as discussões, pois traz no seu DNA a inclusão e possibilita ações individuais e coletivas;
  • Permite o compartilhamento global de soluções, o que nos dá celeridade nas ações espalhadas ao redor do mundo.

Nas palavras de Brad Smith, vice-presidente da Microsoft, o metaverso tem “o potencial de mudar fundamentalmente a maneira como nos comunicamos e colaboramos, superando as limitações do mundo físico para oferecer conexões aprimoradas para todos. Ele disse: “A Global Collaboration Village, desenvolvida pela Microsoft Mesh, é um excelente exemplo.” E, nas palavras da CEO da Accenture, Julie Sweet, observa que a tecnologia “mudará profundamente todas as partes de todos os negócios, unindo nossos mundos físico e digital e, com o tempo, permitirá que as empresas criem novos produtos e serviços de consumo inovadores, transformem suas operações e reimaginem a forma como colaboramos e trabalhamos”.

Eu trouxe esse exemplo de Davos porque ele tem muitos elementos do motivo para escolhermos o metaverso. Ele vem somar nas nossas vidas como uma tecnologia catalisadora e propulsionadora do desenvolvimento, da criatividade sem limites, da inclusão e do encantamento. Sim, do encantamento! A riqueza dos ambientes, dos cenários reais ou fictícios, cria uma atmosfera propícia para aprender, para imergir e, consequentemente, para reter conhecimento.

E ainda nem falei do lado social do metaverso! Ele é uma fonte de vida, no qual as pessoas poderão se encontrar, trocar experiências, enriquecer suas vidas, bebendo do conhecimento e da energia de outros e, com isso, disseminar a vontade de se relacionar e de interagir com outras pessoas.

As pessoas se abastecem de pessoas e o metaverso veio para as nossas vidas para ser uma fonte de vida, de acolhimento e de crescimento pessoal e profissional.

Fecho o meu artigo de hoje dizendo que o metaverso tem infinitas possibilidades. Permita-se conhecer e ver como ele pode fazer a diferença no seu negócio, levando inovação e novos caminhos para potencializar os seus resultados – e, de brinde, aumentar a felicidade corporativa.

Vejo vocês no próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagens: Divulgação/Accenture

Postagem anterior

5 insights do Fórum Econômico Mundial

Próxima Postagem

Aniversário de São Paulo movimenta ações de marcas para celebração; confira algumas delas

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
aniversário São Paulo

Aniversário de São Paulo movimenta ações de marcas para celebração; confira algumas delas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.