Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Você está por dentro da performance de seu negócio?

Redação de Redação
25 de março de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Artur Motta*

Em quase todos os projetos que executamos há uma etapa inicial em que aprofundamos o entendimento do negócio do cliente, seus objetivos e a performance atual. Descobrimos que muitas organizações desconhecem informações importantes sobre a performance do seu negócio e que essa é uma boa oportunidade para obter resultados melhores.

Atualmente, as diversas áreas de uma organização reportam números e indicadores para seus superiores, sendo essa uma atividade que já faz parte da rotina. O que não se avalia é a qualidade dessas informações. Partiremos da premissa de que os números foram corretamente mensurados e possuem boa qualidade técnica. A pergunta inicial é se as variáveis monitoradas são as mais relevantes.

Frequentemente os indicadores retratam o resultado passado ou atual, desconsiderando a visão da performance desejada. Devemos acompanhar o hoje com foco em abrir caminhos para o futuro. Em uma área de vendas, por exemplo, as ações de abertura de novos clientes e as propostas colocadas são boas informações se teremos (ou não) um futuro promissor.

Outro ponto a ser questionado é a relevância do monitoramento. Ele realmente está direcionado aos objetivos da organização? Frequentemente encontramos indicadores que “sempre foram feitos desse jeito” ou que são acompanhados por serem “praxe do mercado”. É verdade que alguns índices são padrão para as diversas organizações como a cobertura de estoque mas devemos desenvolver verdadeiros KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores de performance chave que tenham alinhamento com os objetivos da organização.

Também observe os objetivos de longo prazo da organização. Nesses casos pode ser necessário acompanhar um cronograma ou plano estratégico. Por exemplo, se a organização pretende iniciar operações no exterior, há inúmeras etapas que devem ser realizadas. O acompanhamento das mesmas (e ajustes nos desvios) será crítico para o sucesso!

Muito menos frequente são as empresas que monitoram o cenário competitivo em que estão situadas. Tamanho e movimentações dos players, novos fornecedores, disponibilidade de pontos comerciais, valor do m2 da área de vendas, entre outros. Algumas dessas informações externas costumam ser trabalhosas para se obter mas identificar prematuramente as movimentações da concorrência e se antecipar ao cenário de mercado costumam trazer resultados diferenciados e garantir a sobrevivência da organização.

Quando se fala de informações de performance, uma das metodologias utilizadas com melhor resultado é gGestão à vista. Simplificadamente, nela se apresentam os principais indicadores de cada área em um local de fácil visualização de forma que possam ser facilmente acompanhados pelos envolvidos no processo e medidas corretivas rapidamente implantadas. Em vários projetos essa técnica é sugerida para nossos clientes.

Outra metodologia bastante difundida para mensuração e acompanhamento do desempenho organizacional é o Balanced Scorecard. A grande vantagem é que o BSC não se restringe ao acompanhamento de indicadores, mas possui um papel estratégico relevante, pois permite unir planejamento estratégico e ações organizacionais. A amplitude dessa ferramenta faz com que ela seja recomendada apenas para organizações porte, maturidade e estrutura mais desenvolvidas.

O fundamental é que a organização tenha uma boa visão de sua performance e do caminho que esta sendo trilhado. A escolha criteriosa dos indicadores, com suporte especializado, é recomendado para que a energia seja direcionada ao que efetivamente trará mais resultado.

*Artur Motta ([email protected]) é diretor de Consultoria da GS&AGR Consultores.

Postagem anterior

Legado do Fórum Nacional do Varejo 2015

Próxima Postagem

Metaconcorrência no varejo global

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

Metaconcorrência no varejo global

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.