Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Intelbras vai contra a maré e ações sobem 90% na B3 após IPO

Em dois anos, o lucro líquido da companhia saltou 92%

Redação de Redação
25 de abril de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
intelbras-vai-contra-a-mare-e-voa-na-b3-apos-ipo

A Intelbras é um exemplo raro de empresa do ramo de tecnologia e varejo que conseguiu sustentar o valor das suas ações na bolsa de valores depois do IPO (oferta pública de ações, na sigla em inglês), realizado em fevereiro do ano passado.

Após movimentar R$ 1,3 bilhão na abertura de capital, o preço da ação da empresa passou de R$ 15,75 para atuais R$ 29,18, um aumento de 90%. A rival Multilaser, por exemplo, chegou à B3 com papéis negociados a R$ 11,10 em 2021 e hoje vê perda de quase 50%.

O momento mais fraco para o setor é uma preocupação global. Desde o começo de 2022, o índice Nasdaq, ligado ao setor de tecnologia, acumula queda de 14%. Até mesmo a Apple, maior empresa de eletrônicos do mundo, teve redução de quase 6% nos preços de suas ações desde o pico registrado em dezembro do ano passado.

Parte do desempenho da Intelbras na contramão do setor pode ser atribuída à estratégia de negócios adotada pela empresa, que optou por uma abordagem mais conservadora na política de aquisições.

Concorrentes no segmento de varejo e tecnologia, como Multilaser e o Magazine Luiza, por exemplo, foram às compras com força no último ano, adquirindo quase uma dezena de empresas, em busca de expansão para novas frentes.

Os “alvos” da Intelbras foram pontuais, como a compra da concorrente Khomp, em um negócio de R$ 89,1 milhões, e a aquisição da companhia de energia solar Renovigi, por R$ 334 milhões.

Busca por eficiência

Segundo Altair Silvestre, CEO da Intebras há 17 anos, as duas compras tiveram o mesmo propósito: aumentar a eficiência operacional do negócio e expandir a área de soluções de painéis solares.

“Tivemos um pensamento muito consciente desde o IPO, abrimos o capital, mas não trabalhamos pelo valor das ações, mas sim pelo resultado da empresa. Mesmo que a ação caísse, o foco seria o resultado e, cedo ou tarde, o mercado nos reconheceria. Mas fomos surpreendidos por uma valorização dos papéis”, afirma.

Em dois anos, o lucro líquido da companhia saltou 92%, – de R$ 189,4 milhões, em 2019, para R$ 363,5 milhões, em 2021. Mas o período foi marcado por um ressarcimento de impostos que inflou o resultado de forma pontual. “No lucro de 2019 a 2021, houve o ganho de causa do PIS/Cofins. Tirando isso, o crescimento é menor, por volta de 50% no lucro líquido”, calcula Silvestre.

O crescimento da empresa, especializada na produção e venda de equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento e fechaduras eletrônicas, aconteceu em um período desafiador para as fabricantes de eletrônicos.

Com a escassez global de semicondutores e as restrições sanitárias para conter a propagação da covid-19, a empresa precisou lidar com o aumento do frete marítimo. A saída foi recorrer a parcerias para garantir os componentes necessários para suprir a demanda do mercado brasileiro. A ajuda veio da americana Qualcomm, especializada em processadores, e da empresa de equipamentos de segurança Dahua.

Energia solar e 5G

Sobre a presença no setor de energia solar, a Intelbras acredita no crescimento da adoção de painéis fotovoltaicos em residências e empresas nos próximos anos – especialmente devido aos frequentes reajustes nas contas de luz.

Na comparação, hoje, um financiamento para um kit solar se paga em quatro anos, mas o equipamento pode funcionar por mais de duas décadas. O potencial do ainda pouco explorado mercado de energia solar também é animador. Segundo o Ministério de Minas e Energia, em 2021, apenas 2,1% de toda a oferta de energia elétrica no País vinha dessa fonte renovável.

Outra aposta é a evolução do 5G no País. Para viabilizar essa conexão de internet como concorrente da fibra óptica, a Intelbras vai iniciar a venda de receptores de sinal. A empresa estima que 20% das quase 40 milhões de assinaturas de internet fixa no País estarão na rede 5G até 2026.

A companhia não descarta também aquisições estratégicas para ampliar suas frentes de negócios e pretende aumentar investimentos para levar os produtos da marca para outros países da América Latina – como já fazem a Multilaser e a Positivo Tecnologia.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Setor de coworking recupera força com formato híbrido de trabalho

Próxima Postagem

Coca-Cola supera expectativas de lucro e receita no 1º trimestre

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária
Economia

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.
Indústria

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Coca-Cola supera expectativas de lucro e receita no 1º trimestre

Coca-Cola supera expectativas de lucro e receita no 1º trimestre

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.