De olho em iniciativas ESG, a Ambev firmou parceria com a Raízen, empresa especializada em bioenergia, para instalar uma estação de recarga com três carregadores de caminhões elétricos no Rio de Janeiro. Com capacidade de carregamento em até 60 minutos, a iniciativa prevê o fornecimento anual de 480 MWh de energia limpa e renovável. Além de otimizar o serviço logístico da companhia, a Ambev estima que a redução no consumo de diesel possa chegar a 110 mil litros por ano.
A estação foi instalada na Zona Oeste da cidade e será utilizada por 20 caminhões elétricos. A energia usada para o abastecimento dos veículos vem de fontes renováveis certificadas e que ajudam a reduzir cerca de 300 toneladas de CO2 por ano.
“Investir na eletrificação da nossa frota de caminhões foi uma atividade pioneira, realizada junto aos nossos parceiros logísticos, e integra nossos esforços rumo à descarbonização de toda a nossa cadeia. Estamos muito felizes e orgulhosos em dividir essa jornada com a Raízen, essencial no processo de ampliação do uso de energia renovável para o abastecimento dos caminhões elétricos”, afirma Paulo Zagman, VP de Logística da Ambev.
Projetos de descarbonização
O projeto integra o conjunto de práticas que a Ambev vem adotando para avançar em sua jornada de ação climática. Até 2025, a companhia assumiu o compromisso de utilizar 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis. No ano passado, a empresa anunciou o plano global em se tornar Net Zero, reduzindo as emissões líquidas de carbono dos escopos 1, 2 e 3 até 2040.
Para zerar as emissões até a data prevista, a companhia estabeleceu um plano alinhado ao Science-based Targets Initiative (SBTi), que consiste em contribuir para conter o aquecimento global em 1,5 grau.
Imagem: Shutterstock