Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos Mercado&Food

O crescimento do mercado plant-based e o papel do profissional da saúde

Bruna Pavão de Bruna Pavão
25 de abril de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O crescimento do mercado plant-based e o papel do profissional da saúde

Nos últimos anos, temos testemunhado um aumento significativo no interesse e na adoção de dietas baseadas em vegetais em todo o mundo. Este movimento em direção ao estilo de vida plant-based não é apenas uma tendência passageira, mas sim um fenômeno que está moldando o futuro da indústria alimentícia e da saúde global. Sendo assim, é essencial que os profissionais da saúde estejam atentos a essa mudança e entendam seu impacto na orientação aos pacientes e consumidores.

Crescimento exponencial do mercado plant-based:

De acordo com dados da Grand View Research, o mercado global de alimentos à base de plantas foi avaliado em aproximadamente US$ 5,3 bilhões em 2020 e espera-se que atinja US$ 74,2 bilhões até 2027, representando uma taxa de crescimento anual composta de 17,4%.

Um relatório da Nielsen revelou que as vendas de produtos plant-based nos Estados Unidos aumentaram 27% em 2020, ultrapassando a marca de US$ 7 bilhões. Isso reflete uma mudança significativa nos hábitos de compra dos consumidores americanos.

Na Europa, o mercado de substitutos de carne à base de plantas cresceu 37% entre 2017 e 2019, de acordo com dados da Mintel. Países como Alemanha, Reino Unido e Suécia estão liderando essa tendência, impulsionados por preocupações com saúde, bem-estar animal e sustentabilidade ambiental.

O papel do profissional da saúde:

Em meio a esse crescimento do mercado plant-based, os profissionais da saúde desempenham um papel fundamental na orientação e educação dos pacientes sobre os benefícios e desafios associados a esse estilo de vida alimentar.

Através de uma pesquisa que a Saudabe realizou em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), os profissionais da saúde, especialmente as nutricionistas, estudam muito sobre o tema através de artigos científicos e cursos online, prescrevem protocolos plant-based para seus pacientes e enxergam melhoria na qualidade de vida dos mesmos.

Através da pesquisa também mapeamos que um dos principais desafios está na solução de produtos e disponibilidade no mercado do que na aceitação dos pacientes, ou seja, o principal ponto para as nutricionistas é a questão da acessibilidade, pois o valor agregado impacta na decisão.

A nutrição e a sustentabilidade atrelados aos produtos plant-based são pontos positivos; porém, sabor, variedade e acesso (preço + disponibilidade) ainda têm oportunidades de melhorias.

Conclusão

Em resumo, o crescimento do mercado plant-based apresenta oportunidades empolgantes para promover a saúde e o bem-estar, mas também traz consigo desafios que exigem uma abordagem informada e holística por parte dos profissionais da saúde. Estar atento a essa tendência e estar preparado para orientar e apoiar os pacientes nessa jornada é essencial para garantir que todos possam desfrutar dos benefícios de uma alimentação baseada em vegetais de forma segura e sustentável.

Bruna Pavão é fundadora e CEO da SaudaBe Group.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Cencosud lança carteira digital que permite acúmulo de cashback na rede Prezunic

Próxima Postagem

Swarovski inaugura flagship de 3 andares em Milão

Bruna Pavão

Bruna Pavão

Bruna Pavão é fundadora e CEO da SaudaBe. Tem passagens por grandes empresas, como Nestlé e Camil.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Swarovski inaugura flagship de 3 andares em Milão

Swarovski inaugura flagship de 3 andares em Milão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.