Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Plant-based no foodservice: curto prazo ou um plano para o futuro?

Cristina Souza de Cristina Souza
4 de julho de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Plant-based no foodservice: curto prazo ou um plano para o futuro?

Quero começar esse artigo te convidando a refletir sobre as novas premissas, novos questionamentos e padrões de consumo de alimentos que serão levados à mesa dos nossos clientes.

É necessário ampliarmos o olhar sobre a produção no campo, seu processamento e a entrega ao consumidor. E, nessa esteira, o produto plant-based merece nosso olhar atento em termos de introdução, adesão e sustentação.

Segundo o vice-presidente global de Marketing, Health e Wellness da Archer Daniels Midland Company (ADM), uma das maiores multinacionais da indústria de transformação do alimento, com sede em Decatur, Illinois (EUA), cidade que na primeira metade dos anos 1900 processava 33% de toda a soja produzida no mundo, “a ciência e a tecnologia pioneiras são essenciais para o desenvolvimento da próxima geração de alimentos, bebidas e suplementos saudáveis e nutritivos para uma população em crescimento”.

E, com o objetivo de sanear esse desafio de alimentar a população mundial, os produtos plant-based ganharam muitos holofotes nos últimos cinco anos, inclusive transcendendo o varejo alimentar e ocupando a agenda e os menus das gigantes do foodservice mundial.

Em 2020 o McDonald’s anunciou o lançamento do McPlant, um hambúrguer à base de plantas desenvolvido em parceria com a Beyond Meat. O McPlant foi testado em mercados europeus, incluindo Suécia, Dinamarca, Reino Unido e outros países, antes de ser introduzido nos Estados Unidos.

A partir da introdução em solo americano esse movimento passou a ser fortemente monitorado. E, em 2022, a McDonald’s Corp. encerrou silenciosamente seu teste da oferta do hambúrguer McPlant nas 600 unidades americanas da rede eleitas para o estudo. Embora a oferta à base de plantas permaneça no menu em alguns mercados estrangeiros, seu futuro em seu principal mercado permanece sob análise.

O objetivo do McPlant era resolver a substituição da carne, porém o queijo e a maionese eram os tradicionais. O fato é que a rede foi transparente sobre isso e que mudanças maiores tinham impactos ainda mais intensos.

Para mim ficam algumas perguntas. Será que isso gerou alguma desconexão com os clientes veganos que não se sentiram efetivamente atendidos? Será que os consumidores ainda não colocaram de fato os produtos plant-based em sua agenda diária? Uma rede QSR ainda é mais reconhecida pela indulgência do que por uma oferta saudável? Será que a pandemia dificultou o acesso e ativações de marketing mais intensos?

Não sei se as respostas efetivamente importam. Talvez, só atendam a nossa curiosidade. O sentimento maior é de reconhecimento da humildade em testar, recuar, repensar, além da qualidade do processo desenvolvido pela empresa, que é líder mundial no segmento, e que deve inspirar a todos nós.

Segundo a Fact.MR, em 2021 o mercado mundial de substitutos de proteína atingiu US$ 10 bilhões. Em 2032 a expectativa é de US$ 232 bilhões.

Para concluir esse artigo, é fato que dos três dígitos que o mercado de plant-based vinha crescendo nos Estados Unidos, houve uma redução para dois pontos percentuais.

Alguns pontos fundamentais observados em relação a essa evolução e que surgem como tendências:

Opções clean label: Aumento das opções de produtos à base de plantas com rótulos limpos, feitos a partir de ingredientes vegetais reais. Isso ocorre à medida que os consumidores começam a considerar se os substitutos à base de plantas são escolhas mais saudáveis em comparação aos produtos convencionais.

Carne e frutos do mar à base de plantas: Exigem mensagens claras e cativantes aos consumidores, além de produtos com preços competitivos e sabor tão bom quanto o do produto tradicional.

Novos segmentos em crescimento: Alimentos para bebês com base em plantas podem crescer impulsionados pela preocupação dos pais em fornecer uma alimentação saudável para seus filhos desde cedo. Snacks à base de plantas e categoria de bebidas não alcoólicas à base de plantas com propriedades que afetem o humor das pessoas de forma saudável.

Tendências futuras: Produtos híbridos que combinam gorduras animais cultivadas com ingredientes à base de plantas, aprimoramento da infraestrutura para produção de biomassa, fermentação de precisão e carne cultivada, além de inovações no segmento de produtos de delicatessen à base de plantas.

De 25 a 30 de Julho em São Paulo, ocorre mais uma edição da Campus Party, e, lá, será apresentado o concurso Printer Chef, uma forma de integração entre gastronomia e tecnologia. Vale conhecer!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Pinterest
  • Mais
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Burger King usa Inteligência Artificial para otimizar estoques e evitar desperdício

Próxima Postagem

Liz vai abrir loja-conceito com foco na experiência das consumidoras

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

CCXP 2023 estreia com recorde de marcas e ativações para os fãs de cultura pop
Destaque do dia

CCXP 2023 estreia com recorde de marcas e ativações para os fãs de cultura pop

1 de dezembro de 2023
Franchising intencional: unindo rentabilidade, inovação e ética
Artigos

Franchising intencional: unindo rentabilidade, inovação e ética

1 de dezembro de 2023
WhatsApp é o novo canal de vendas dos 6 mil lojistas do Complexo Tatuapé em São Paulo
Destaque do dia

WhatsApp é o novo canal de vendas dos 6 mil lojistas do Complexo Tatuapé em São Paulo

1 de dezembro de 2023
shopping centers
Destaque do dia

Metade dos shopping centers brasileiros oferece vagas para carregamento elétrico de automóveis

1 de dezembro de 2023
PlantPlus Foods disponibiliza produtos em 65 lojas das redes Pão de Açúcar e Carrefour
Destaque do dia

PlantPlus Foods disponibiliza seus produtos em 65 lojas das redes Pão de Açúcar e Carrefour

1 de dezembro de 2023
Oscar do varejo: Popai Brasil entrega 252 troféus a premiados em 86 grupos em São Paulo
Destaque do dia

Oscar do varejo: Popai Brasil entrega 252 troféus a premiados em 86 grupos em São Paulo

30 de novembro de 2023
Desconfiado, consumidor deixa de comprar e Black Friday decepciona
Black Friday

Desconfiado, consumidor deixa de comprar e Black Friday decepciona

30 de novembro de 2023
Combatendo o turnover no varejo
Artigos

Combatendo o turnover no varejo

30 de novembro de 2023
Próxima Postagem
Liz repagina lojas e planeja chegar a 120 unidades em cinco anos

Liz vai abrir loja-conceito com foco na experiência das consumidoras

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

CCXP 2023 estreia com recorde de marcas e ativações para os fãs de cultura pop

CCXP 2023 estreia com recorde de marcas e ativações para os fãs de cultura pop

1 de dezembro de 2023
Franchising intencional: unindo rentabilidade, inovação e ética

Franchising intencional: unindo rentabilidade, inovação e ética

1 de dezembro de 2023
WhatsApp é o novo canal de vendas dos 6 mil lojistas do Complexo Tatuapé em São Paulo

WhatsApp é o novo canal de vendas dos 6 mil lojistas do Complexo Tatuapé em São Paulo

1 de dezembro de 2023
shopping centers

Metade dos shopping centers brasileiros oferece vagas para carregamento elétrico de automóveis

1 de dezembro de 2023
PlantPlus Foods disponibiliza produtos em 65 lojas das redes Pão de Açúcar e Carrefour

PlantPlus Foods disponibiliza seus produtos em 65 lojas das redes Pão de Açúcar e Carrefour

1 de dezembro de 2023
John Deere investe R$ 180 mi em novo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia no Brasil

John Deere investe R$ 180 mi em novo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia no Brasil

30 de novembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: