Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

O Momento é de trégua

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos

Estou alinhado entre os mais inconformados com o que tem acontecido ao Brasil em termos de valores, ética, seriedade, corrupção, malversação no uso dos recursos públicos e descaso com a saúde, educação e a segurança. E como tal, tenho buscado usar meu capital pessoal, em especial relacionamentos e alguma influência, para sensibilizar, advogar e propor uma atitude contestadora e, ao mesmo tempo, construtiva, para mudar o que temos pela frente.

O país e nossos sucessores não merecem isso que aí está. Estão roubando nossa esperança e sem esperança não há razões para prosseguir. Mas é preciso reconhecer que estaremos nos próximos dias vivendo um período muito especial que mereceria outras reflexões para além daquelas do curto prazo.

Gostemos ou não o Brasil estará na maior e mais acessada vitrine do Mundo. Serão bilhões de pessoas acompanhando pelas mais diversas mídias o que já está acontecendo e irá acontecer durante a Copa do Mundo. Inegavelmente, o mal está feito. O que poderia ser um momento único e mágico para mostrar um país sério, que sabe planejar, organizar, receber e envolver, em boa parte já está comprometido.

O que se refere a planejar, organizar, racionalizar e excelência em realização, elementos que teriam enorme valor no mundo dos negócios e na valorização das marcas, produtos, imagem, empresas e profissionais brasileiros, não irá mais acontecer.

Essa Copa poderia ser a redenção de muitos aspectos associados negativamente à imagem do Brasil. Poderia, mas não será. Ao contrário, vamos confirmar muitos dos elementos associados à nossa imagem empresarial e profissional. Agora não é exatamente o momento de discutir as causas. Adiante sem dúvida temos que fazer essa discussão e cobrar quem deve ser cobrado.

No entanto ainda temos um conjunto de elementos que depende apenas de nós, os brasileiros e que, felizmente, corre paralelo ao conjunto de elementos controlados ou administrados pela coisa pública.

Diz respeito à nossa capacidade de receber, envolver, comemorar e vibrar com o que de mais puro e autêntico temos em nosso comportamento: a alegria de viver, no seu sentido mais amplo. Isso é genuíno e natural, faz parte de nosso jeito de ser.

De forma quase inconsequente me alinho àqueles que propõem uma trégua neste momento, tentando salvar o que pode ser salvo com respeito à realização da Copa do Mundo.

O primeiro a levantar essa bandeira foi Abilio Diniz durante o Fórum de Comandatuba e posteriormente em artigo dedicado a esse assunto, seguido por outro do Nizan Guanaes, nos mesmos termos. Por si só a tese já estaria muito bem defendida. Mas na prática ainda não vemos que ela tenha dominado e é importante o reforço da proposta.

O que está feito, está feito, e temos que cobrar responsabilidades, mas no momento, temos que salvar o que pode ser salvo e é aí que entra o nosso melhor lado, aquele em que somos mestres, que é nossa capacidade de superação face às adversidades.

Definitivamente o que se nota é um clima muito diferente de outras Copas. A decoração e as bandeiras nas casas, ruas, bairros, comércio e barracas é tímida, quase subversiva. As bandeirolas nos carros em número quase insignificante. Tudo com medo de parecer alienação. A atitude das pessoas de forma geral é contida, desconfiada. O clima é de cautela associada com rancor por conta das manifestações e problemas agravados no dia a dia.

O chamamento é que coloquemos, por alguns dias, os problemas de lado para envolver e encantar os que irão ver e acompanhar o evento, buscando ampliar a imagem positiva que se tem do país nos seus aspectos habituais de alegria, espontaneidade, descontração, comunicação e relacionamento humano, elementos importantes, quase que únicos associados à imagem Brasil.

É responsabilidade de cada um contribuir de alguma forma para que tudo isso não seja perdido e que possamos salvar um pouco e, principalmente, aprender muito. E, passada a festa, vamos fazer a faxina que precisa ser feita.

Aprender com os erros ensina mais do que com acertos.

 

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

É na confiança que mora o perigo

Próxima Postagem

Jogai por nós

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem

Jogai por nós

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.