É fato que o futuro já está entre nós há algum tempo e a célebre frase dita por William Gibson, escritor norte-americano, durante uma entrevista em 1999, nunca foi tão próxima da nossa realidade: “O futuro já chegou, só está mal distribuído.”
E o futuro dos Centros Comerciais, seria então digital?
Como previsto, em 2015, no artigo escrito por Luiz Alberto Marinho, a terceira onda passa sim pela implementação de iniciativas tecnológicas e digitais, mas não para por ai.
Sem uma cultura organizacional orientada para o modelo digital, o novo normal estará distante de se tornar realidade no contexto de todos os centros comerciais. A transformação digital e a mudança cultural deixaram de ser tendências e passaram a se tornar necessidades nas organizações que desejarem sobreviver diante dos novos tempos precipitados por esta crise sanitária, econômica e social. Nossos líderes e gestores precisam de apoio para tratar deste tema com velocidade em decorrência do crescimento exponencial potencializado em função da pandemia.
No caso dos shoppings brasileiros, o futuro, antes concentrado nas áreas de inovação de poucas redes, agora começa a se distribuir rapidamente por centros de diferentes portes em todas as regiões do país. Para se aproximar desse futuro, os empreendimentos necessitarão revisar a cartilha básica do setor, que aponta como fator crítico de sucesso unicamente a localização. Hoje os fatores de sucesso passam pela necessidade de reconexão com a real essência dos Shopping Centers. O papel do Shopping Center é o de aproximar. Possibilitar o acesso, permitir contato, proximidade entre sonhos e realidades. Aproximar marcas e pessoas para viabilizar negócios. Colocar perto de alguém ou de alguma coisa oportunidades que tangenciam o trabalho, vida, lazer, saúde e por aí vai.
Portanto, o sucesso de um Shopping Center na era digital dependerá, em primeiro lugar, da capacidade de reconectar com a sua essência, que é promover aproximação, e a partir desta aproximação promover as melhores conexões, negócios, pessoas e, porquê não, desejos, para assim garantir a expansão de seus resultados.
Vivemos tempos de sincronicidade entre as novas demandas dos consumidores, a necessidade dos nossos parceiros de negócios (os lojistas) e a abertura para implantação da transformação digital. Este fato, proporciona a maior janela de oportunidades para transformar tudo o que fazemos e a forma de fazermos no nosso mercado. Neste momento podemos agir e tomar decisões mais robustas, testar rápido e ajustar eventuais erros. Importante ressaltar que o prazo deste portal de oportunidades, aberto em função da pandemia, possui um prazo curto, onde tudo está muito mais flexível do ponto de vista de transformação.
Ainda assim em um contexto de grandes incertezas, é comum ouvirmos crenças limitantes que podem sabotar o processo de mudança e atrasar a conquista de resultados. Aplicar a cultura ágil será imprescindível para avençar os desafios internos, lembrando que sair da zona de conforto, em meio à nebulosidade, não é mesmo tarefa fácil. Neste momento é preciso se cercar de pessoas e parceiros que possam apoiar a sua empresa na transição.
Hoje, todos os que estão em processo para aproximar a transformação digital do mercado de centros comerciais estão, de certa forma, fazendo mais ou menos as mesmas coisas, acessando mais ou menos os mesmos recursos e as mesmas informações. O que vai nos diferenciar será a ousadia de tentar desbravar, criar novos caminhos.
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NOTA: A GS&Malls é uma consultoria especializada em Centros Comerciais. Apoiamos empresas na construção de estratégias para ampliar os resultados do negócio, incluindo projetos de transformação digital, conduzidos por especialistas certificados em metodologia ágil.
Seguimos nesse período de crise com atendimento pelas plataformas de conexão virtual: alimentando o mercado com informações, apoiando nossos clientes a buscarem alternativas, realizando reuniões, entregas de projetos, workshops, pesquisas, planejamento e treinamentos. Entre em contato para conhecer melhor nosso trabalho: Whatsapp (11) 96365-6842.
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