Carne bovina impulsiona crescimento do foodservice no Brasil em maio

Levantamento do Instituto Foodservice Brasil mostrou também bom crescimento de azeite, pão de queijo, sal e batata congelada

Uma pesquisa do Instituto Foodservice Brasil (IFB) em parceria com a Mosaiclab revelou que a carne bovina impulsionou o aumento das compras de operadores do setor associados à entidade, em maio de 2023. O estudo indica crescimento em 40% dos produtos analisados. Além da carne, também azeite, pão de queijo, sal e batata congelada lideraram o aumento. No sentido oposto, extrato de tomate, hambúrguer, pão de hambúrguer, óleo de soja e tempero em pó venderam menos.

No geral, as compras mantiveram o mesmo patamar este mês em relação a abril. Os números também refletem estabilidade quando comparados a maio do ano passado. Já em relação a 2022 e 2021, o setor apresentou crescimento, principalmente, em relação ao período de pandemia, com aumento de 161% na comparação com maio de 2020. Restaurantes tiveram presença dominante entre os operadores do foodservice nos últimos 12 meses, com 60% do share valor. Lanchonetes e padarias registraram 23% e 17% do total, respectivamente.

A cesta composta pelos grupos de alimentos gorduras e lácteos perderam share em maio deste ano, em relação a 2022, com queda de 2% nos dois casos. O destaque positivo é o ganho na cesta composta por proteínas, com alta de 2,5%, e aperitivos congelados, com 1,4% a mais nesta análise. Na análise pelo território nacional, apenas a região Norte teve aumento do share valor em maio, com registro de 6% a mais nas vendas. No Sul houve queda de 10% e no Centro Oeste, 8%.

“O foodservice é um dos setores mais expressivos na economia brasileira e muito resiliente. Fortemente abalado pelo isolamento social, o setor vem se recuperando e visando crescimento. A queda nos preços dos alimentos também impacta diretamente na evolução do mercado”, revela Lucas Roberto, head de Marketing do IFB.

Os dados divulgados são do FoodCheck Macrotrends, pesquisa de monitoramento das vendas de categorias de produtos, realizada pelo IFB e em parceria com Mosaiclab. O instituto busca soluções para temas que impactam o mercado de alimentação fora do lar e apresenta o estudo com objetivo de monitorar as compras de categorias de produtos dos operadores independentes do foodservice, realizando a coleta de dados mensalmente.

Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock

Redação

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