Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Itens básicos do café da manhã são os mais indisponíveis nos supermercados brasileiros

Leite, manteiga e ovos registraram a maior escassez nas prateleiras em junho, aponta índice da Neogrid

Redação de Redação
25 de julho de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Itens básicos do café da manhã são os mais indisponíveis nos supermercados brasileiros

Manteiga, ovos e leite são alguns dos itens que mais faltaram nas prateleiras dos supermercados brasileiros em junho na comparação com o mês de maio. O Índice de Ruptura da Neogrid registrou variação de 0,1% em um mês. O indicador que mede a ausência de produtos nas gôndolas desses estabelecimentos.

Entre todos os itens analisados, os números das maiores variações de ruptura estão relacionados a produtos que constam do principalmente na cesta de café da manhã, com exceção do arroz:

  • Ovos: de 16,6% para 17,1%;
  • Leite: de 11% para 14,8%;
  • Manteiga: de 8,1% para 10,5%;
  • Arroz: de 9,7% para 10,2%;
  • Café: de 8,8% para 9,9%.

Derivados do leite também apresentaram alta no preço, embora tenham mostrado queda no Índice de Ruptura em meses anteriores.

Leite

“A alta do preço do leite deve-se à redução da produção no campo, resultando em aumento de valor para o consumidor na gôndola e refletindo, consequentemente, em toda a cadeia de derivados, como a manteiga”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid.

Manteiga

A manteiga, assim como os ovos, contrasta com a queda registrada no índice desde janeiro de 2024. O item começou o ano com uma ruptura de 9%, caiu para 7,6% em abril e, em junho, foi listado com um dos maiores aumentos, com 10,5%. Esse número é o maior desde agosto de 2023.

Ovo

O aumento da ruptura do ovo, outro item bastante presente na mesa do café da manhã do brasileiro, contrasta com a queda na ruptura observada durante os primeiros meses deste ano. O item iniciou 2024 com 20,6% de indisponibilidade nas gôndolas, caiu para 16,6% em maio e voltou a crescer em junho, ao alcançar 17,1%.

Café

Na lista deste mês, o café não obteve grande salto em termos de ruptura, mas segue em subida ininterrupta desse número desde janeiro de 2024, quando passou de 7,4% para 9,9%.

“As variações climáticas ao longo de 2023 ainda geram reflexos na safra deste ano, especialmente dos grãos que necessitam de tempo entre o desenvolvimento e a colheita, como o café, o que resulta em elevação do preço e da disponibilidade final no varejo”, afirma Luiza Zacharias, head de Insights da Neogrid.

“A atual redução da oferta internacional de café aliada à alta do dólar estimulam a exportação, tornando mais atrativo para o produtor interno vender para o mercado internacional, reduzindo ainda mais a oferta para o varejo brasileiro”, complementa.

Arroz

Deixando de lado a lista de itens mais populares no café da manhã, o arroz ganha destaque em junho ao continuar com um alto índice de indisponibilidade. Em maio, a ruptura disparou de 7,6% para 9,7%, chegando a 10,2% em junho.

“A alta se manteve principalmente devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que geraram desafios no abastecimento devido às dificuldades no escoamento da produção, apesar de grande parte da safra já ter sido colhida”, diz Luiza.

No preço do arroz, o item segue em alta praticamente ininterrupta durante os últimos 12 meses. O valor subiu 38,4% neste período.

O que é ruptura

Ruptura é um indicador que mostra a porcentagem de produtos em falta em relação ao total de itens de uma loja considerando o catálogo total de produtos. Por exemplo: se um varejo vende 10 marcas de água mineral de 500 ml e uma delas está sem estoque, a ruptura desse produto é de 10%. Calculado com base no mix de cada loja, o índice não considera o histórico de vendas e independe da demanda.

Outro exemplo de ruptura pode ser observado quando o arroz parboilizado deixa de estar disponível no estoque da loja e outros tipos, como o integral, agulhinha ou arbóreo, continuam disponíveis. Em todos os casos, o termo “estoque” considera todo o espaço físico do varejo, incluindo a gôndola e o local de armazenagem para produtos ainda não disponíveis na prateleira.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Ministério da Agricultura reduz emergência zoossanitária no RS para 5 municípios

Próxima Postagem

Executivas negras lançam videocast para inspirar novas gerações; veja como assistir

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Executivas negras lançam videocast para inspirar novas gerações; veja como assistir

Executivas negras lançam videocast para inspirar novas gerações; veja como assistir

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.