Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Conteúdo de marca

Venda de bens antigos pode resultar em recuperação tributária para as empresas

Ganho pode ser obtido, em alguns casos, no momento final de operações de leasing

Z11 Group de Z11 Group
25 de agosto de 2022
no Conteúdo de marca, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Venda de bens antigos pode resultar em recuperação tributária para as empresas

A venda de ativos que não são mais usados e até a troca completa do parque tecnológico fazem parte da rotina das empresas de tempos em tempos. O que muitas empresas não sabem é que, além do ganho de produtividade, essas atitudes podem, em alguns casos, gerar ganhos não previstos, neutralizando equações tributárias.

O resultado varia conforme o tipo e a condição de cada ativo, alerta Sergio Ricardo Cazela, CEO da Taxation Mind, especializada em planejamento tributário. “A venda de um ativo em si não traz benefícios para as empresas. Existem hipóteses de ganhos, mas há sempre variáveis a serem consideradas.”

Isso pode ser percebido no final de operação de leasing, o momento em que a empresa pode escolher entre renovar o contrato, devolver o bem ao banco ou comprá-lo definitivamente. Se a empresa conseguir fazer o desembaraço do bem por um valor de receita mínimo, isso poderá resultar no contrabalanceamento dos valores gastos.

“Se ela simplesmente fizer os expurgos, terá de reverter os créditos de PIS, Cofins, ICMS, etc. Mas, se ela vender o bem, pode sustentar os créditos tomados e ainda conseguir uma realização financeira. Essa realização financeira acaba sendo tributada, porque a empresa fará uma venda de um produto, mas a tributação será menor do que a perda que ela teria se simplesmente fizesse o expurgo do bem. No caso do expurgo, o imposto é revertido na íntegra, mas, no da realização financeira, é só sobre a parcela final do leasing”, explica.

Cazela usa o exemplo prático de um computador comprado por R$ 6 mil, dos quais a empresa ainda precisa pagar R$ 200, e já está em fase final de uso. Se ela conseguisse vender esse bem por R$ 300 quitaria a dívida e ainda receberia R$ 100, o que geraria um ganho tributário. Isso porque, em vez de pagar os R$ 200 e reverter todos os impostos em cima dos R$ 6 mil originais, ela arcaria com o tributo apenas em cima dos R$ 300. Se a carga tributária fosse de 10%, em vez de pagar R$ 600 (10% de R$ 6 mil), ela pagaria R$ 30 (10% de R$ 300). “Há um ganho tributário aí pela gestão desse movimento. É um jeito de neutralizar as equações tributárias.”

Essa é a opção proposta, por exemplo, pelo Z11 Group, que compra ativos imobilizados de empresas e parceiros, descarta ou transforma esses itens – e, nesse último caso, os vende para outras pessoas, usando o lucro para financiar projetos de impacto social. O processo de coleta é feito de forma gratuita, sem custo para o vendedor, cumprindo as recomendações da proteção de dados dos equipamentos e garantindo o descarte sustentável.

“A Z11 existe há 20 anos. Deixamos de ser somente uma empresa com fins lucrativos e viramos uma empresa totalmente dedicada a cuidar de pessoas. Somos uma empresa totalmente voltada a cuidar do próximo e do ambiente e usamos a atividade de compra e venda de ativos para financiar as nossas iniciativas sociais”, disse, em entrevista recente à Mercado&Consumo, Ricardo Michelazzo, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios do Z11 Group.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Procon de São Paulo mira produtos feitos à base de soro de leite

Próxima Postagem

Bradesco anuncia compra de instituição financeira no México

Z11 Group

Z11 Group

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Bradesco

Bradesco anuncia compra de instituição financeira no México

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.