Stella Artois cria projeto para impulsionar protagonismo feminino na gastronomia 

Cerveja se une com BEES Bank, ONG Gastromotiva e Ipsos para entender e fomentar diversidade no setor

Stella Artois

A marca de cerveja Stella Artois lançou o projeto Juntas Na Mesa, que vai investir R$ 10 milhões na promoção da equidade de gênero na gastronomia, aumentando o protagonismo das mulheres e fomentando o empreendedorismo feminino.

Em parceria com a Ipsos, a Stella Artois realizou uma pesquisa nacional para entender os desafios e as ambições das profissionais do setor. Os resultados constataram que crédito, formação e visibilidade são as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres brasileiras no mercado da gastronomia.

“Com Juntas Na Mesa, queremos mobilizar a sociedade em uma jornada com Stella Artois para brindarmos uma gastronomia com mais protagonismo feminino. Nossa iniciativa é uma plataforma de transformação social de longo prazo, visando deixar um legado positivo na vida de milhares de mulheres, por muitas gerações”, destaca a diretora de Marketing de Stella Artois, Mariana Porto.

Oferta de crédito

A pesquisa mostrou ainda que muitas profissionais sonham em ter o próprio negócio, mas encontram dificuldade na obtenção de crédito: cerca de uma em cada três mulheres afirma que empreender no setor custa mais caro em comparação aos homens. É por isso que, em parceria com o BEES Bank, fintech da Ambev que oferece soluções digitais para PMEs, Stella Artois vai trazer uma oferta de crédito para apoiar até 1.000 mulheres empreendedoras no setor da gastronomia no Brasil.

Serão disponibilizados empréstimos de até R$ 60 mil por empreendedora, sujeitos à análise individual de crédito, com taxas e condições de parcelamento competitivas, atendendo necessidades como expansão do negócio, fluxo de caixa e até estoque, que são algumas das questões que mais influenciam a busca por crédito.

Além de ser exclusivo para mulheres, a vantagem do cadastro via Juntas na Mesa é que os pedidos terão prioridade na análise, com uma equipe da fintech dedicada exclusivamente a acelerar o processo.

Capacitação

Quando o assunto é formação, quase metade das mulheres (45%) busca por algum tipo de profissionalização. Elas desejam adquirir mais conhecimento, mas esbarram na falta de tempo e dinheiro. Para apoiá-las nessa frente, Stella Artois se uniu à ONG Gastromotiva, organização que trabalha o alimento como uma ferramenta de transformação social, para criar um programa para atender até mil mulheres desenvolvendo suas habilidades socioemocionais que irão prepará-las para sua inclusão no mercado da gastronomia.

Com aulas online permitindo a adesão a partir de qualquer lugar, os cursos vão abranger o aprimoramento de conhecimentos diversos, com disciplinas como economia doméstica, reaproveitamento de alimentos e educação financeira, entre outras competências necessárias para sua atuação nesse mercado de trabalho. As inscrições serão abertas ainda neste ano e as aulas deverão acontecer em 2023.

Visibilidade

Já no campo da visibilidade e reconhecimento, o estudo aponta que um terço das participantes acredita que as mulheres não conseguem crescer na gastronomia porque não são ouvidas pelos chefes homens. Cerca de três em cada dez profissionais mulheres na gastronomia também já sofreram discriminação de gênero ou pensaram em mudar de profissão por falta de oportunidade. O levantamento está em linha com outros dados: elas lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil (Pnad, 2019), mas apenas 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do país (Chefs Pencil, 2022).

Para dar mais visibilidade às mulheres na gastronomia, a cerveja da Ambev vai direcionar toda sua estrutura e os seus investimentos, como espaços de publicidade e conteúdos proprietários, para falar sobre as chefs e sobre o tema. Em todas as oportunidades de comunicação e de divulgação, tudo que seria de Stella agora passa a ser da causa.

O projeto está em linha com o compromisso de Stella e Ambev, que trabalham pela equidade de gênero e no combate a questões como machismo, objetificação da mulher no universo cervejeiro, homofobia e racismo.

Imagem: Divulgação 

Sair da versão mobile