Invisível aos olhos de muitos, as soluções de automação vêm evoluindo para melhorar a experiência do consumidor e otimizar operações, desempenhando um papel central nas estratégias de crescimento das empresas. Esses sistemas incluem softwares de gestão de estoque, plataformas de atendimento ao cliente, Inteligência Artificial para análise de dados de compra e até mesmo robôs que auxiliam no armazenamento e distribuição de produtos.
Esse é o tema do Bora Varejar desta semana, webcast da Mercado&Consumo que reúne convidados para debater e entender estratégias, insights e tendências adotadas pelo varejo e consumo. Neste episódio, Gustavo Grohmann, editor de Projetos Especiais da M&C, recebeu Daniel Simões, CEO do Projeto ACBr, e Rodrigo Marchiori, CEO da RAM Solutions.
Simões falou sobre a ACBr (Automação Comercial Brasil), que é um projeto de código aberto gratuito, com uma série de componentes e bibliotecas que ajudam empresas a realizar tarefas fiscais e de recebimento, como gestão de notas fiscais eletrônicas, emissão de boletos e processamento de pagamentos.
A gratuidade permite que empresas de diversos portes incorporam a ferramenta para cumprir regulamentações sem arcar com altos custos de licenciamento. “A gente tem vários componentes e bibliotecas que ele pode incorporar de forma gratuita e isso dá um poder muito grande para o software dele para tarefas fiscais e parte de recebimento”, conta.
Originalmente focada em sistemas de automação para lojas físicas, a RAM Solutions, durante a pandemia, enfrentou o desafio de continuar operando com as portas fechadas. Em meio às tentativas, desenvolveu uma ferramenta de monitoramento de preços para lojistas do Mercado Livre, respondendo à alta demanda do e-commerce.
“Essa virada aconteceu na pandemia. Na pandemia, a nossa preocupação era como o nosso cliente ia continuar trabalhando. Criamos vários produtos voltados para automação comercial, mas eles não iam para frente, mas um deles deslanchou: foi um plug-in para lojistas no Mercado Livre. A gente conseguiu desenvolver uma ferramenta que auxiliava o vendedor a verificar a concorrência, se o produto que ele queria ofertar é concorrido e qual o preço”, conta
Com isso, a empresa saltou de cerca de 140 a 200 clientes para 4 mil clientes em 2022 e hoje alcança mais de 130 mil clientes.
Simões também comentou sobre a expectativa para o Dia do ACBr, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, em São Paulo. A Mercado&Consumo é correalizadora do evento e faz uma cobertura especial. A ferramenta é utilizada em aplicações corporativas, por exemplo, em empresas de tecnologia, software houses, Windows, Linux e nuvem.
“Essa edição deu um salto quântico no tamanho do evento. Também demos um upgrade nas palestras e estamos trazendo palestrantes renomados. É um evento show. A ideia é que a pessoa consiga fechar negócios, com conteúdo relevante para empresas de software”, destaca.
Confira o episódio completo, clicando no link:
A temporada 3 do Bora Varejar está disponível no YouTube da Mercado&Consumo e chega acompanhada de diversos líderes do mercado. São mais de 30 episódios com insights valiosos sobre o mundo do varejo.
Imagem: Reprodução