Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tailândia: um varejo tão diverso quanto no Brasil – Parte 1

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de novembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Um país de quase 70 milhões de habitantes, com 90% da população praticante do budismo e cerca de 1,4 milhão de monges com uma média de 40 mil templos, dos quais 30 mil ativos. Um país muito especial e que se tornou um dos maiores destinos turísticos do mundo, apesar da distância dos grandes centros econômicos tradicionais. E um mercado e um varejo tão diverso, vibrante e interessante quanto no Brasil.

O que mais nos aproxima, além do clima tropical, é o elevado nível de informalidade do consumo e do varejo, a taxa de alfabetização de 93% – igual a do Brasil -, e a expectativa de vida de 75 anos para a Tailândia e de 74 anos no Brasil e, principalmente, a polarização entre o moderno e o tradicional que, nos dois mercados, convivem de forma surpreendente.

O que nos diferencia, e muito, é que a economia da Tailândia tem apresentado crescimento consistente em torno de 4% ao ano nos dois últimos anos, num regime monárquico, onde o rei é admirado e respeitado e a estabilidade política e econômica, além de um trabalho muito bem direcionado, tem atraído crescente interesse pelo País. A população transmite um natural sentimento de bem-estar e felicidade, dentro das limitações econômicas existentes.

A maior diferença é que a Tailândia recebeu 38 milhões de turistas no ano passado, predominantemente da China, seguido de Estados Unidos e Europa, e tem previsão que esse número possa crescer para 41 milhões no próximo ano. O turismo representa perto de 12% do PIB do País e continua a aumentar sua importância e representatividade.

Só para lembrar, o Brasil recebe em torno de 6,5 milhões de turistas por ano, dos quais 60% da América do Sul, e está estagnado nesse número há alguns anos, mesmo com os grandes de eventos como Copa do Mundo de Futebol e outros, criando atratividade extra.

Também nos diferencia o nível de urbanização que é de 51% na Tailândia e de 86,8% no Brasil, um dos mais altos do mundo. A produção agrícola por lá é bastante pulverizada, basicamente familiar, com foco na produção de arroz e, principalmente, frutas, enquanto nossa maturidade agrícola e da agroindústria é benchmark global.

A inflação é de apenas 1,1% na Tailândia e estamos agora, no Brasil, ganhando status e economia estável em termos globais com controle inflacionário no atual patamar perto de 4%.

Mas é importante lembrar que nosso PIB nominal em valores correntes é 3,7 vezes maior do que o da Tailândia e em PPP (Paridade do Poder de Compra), um pouco menos, de 2,5 vezes.

Nossa população é três vezes maior e o nosso PIB per capita real é 70% superior ao da Tailândia.

Mas é um país que tem em comum com o Brasil também um jeito muito particular de interagir entre pessoas.

Se autodefinem como um país de mil sorrisos, e de fato, traços marcantes em sua cultura e atitude são o calor e a receptividade humana. Eles atribuem algumas dessas características, em parte, ao fato de jamais terem sido colonizados por países ocidentais, o que não aconteceu com muitos de seus vizinhos.

As grandes marcas internacionais que foram para o cultura nos setores de consumo, varejo, alimentação, hotelaria e foodservice convivem com grupos multinegócios locais, que se tornaram sócios ou controladores, como 7 Eleven, Central Group ou The Mall Group e que, também como acontece na Coreia do Sul, dominam o mercado local, com operações multicanais, multimarcas, multisserviços e multiformatos e bandeiras.

Enquanto o varejo tradicional tem crescido em torno de 3% ao ano, acompanhando a evolução do PIB, o e-commerce, tanto quanto em outros mercados asiáticos, tem apresentado crescimento muito superior, em torno de 18% ao ano, com forte impacto do m-commerce, que tem previsão de crescimento de 26,6% este ano.

Esse fato também contribui e precipita a reconfiguração dos shoppings centers e centros comerciais, especialmente os mais modernos, que apresentam uma significativa área dedicada a serviços, alimentação, entretenimento, lazer, cuidados pessoais, educação e bem-estar, quase caracterizando o benchmark desse setor para outros países.

A proximidade econômica e a crescente dependência local do turismo e negócios da China, fazem com que o maior operador de e-commerce da Tailândia seja o Alibaba, através de sua operação local Lazada, que detém 23,3% dos negócios totais, seguido do grupo local 24 Shopping/iTrue Market, com 12,2% de participação. A Amazon é o quarto player nesse segmento com participação de 6,2%.

NOTA: Esse é o primeiro artigo sobre o mercado da Tailândia, dentro da série “O mundo do varejo e o varejo do mundo” e que terá continuidade na próxima semana.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Canais de streaming prometem revolucionar a transmissão esportiva

Próxima Postagem

Nordstrom fecha trimestre com resultados acima do esperado

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nordstrom fecha trimestre com resultados acima do esperado

Nordstrom fecha trimestre com resultados acima do esperado

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.