Uma pesquisa da Kantar apontou que 8 em cada 10 pessoas comem em restaurantes do tipo fast-food e visitam os estabelecimentos duas vezes ao mês, totalizando 24 refeições ao ano. Entre 2019 e 2023, a modalidade apresentou 30% de alta em valor e cresceu 5% em lealdade.
O consumo de lanches e bebidas não alcoólicas fora do lar está em ascensão ao redor do mundo. O hábito apresentou alta de 25% na América Latina em valor na comparação entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período do ano anterior. Além disso, houve aumento de 10% na China e de 9% na Europa.
Os consumidores costumam comer os lanches no local: a ação cresceu 3% entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período do ano anterior. 26% preferem retirar os pedidos e 24% usam o delivery.
O hábito de pedir refeições pelo delivery se consolidou após o impulso causado pela pandemia de covid-19, e todas as regiões estudadas pela Kantar cresceram na frequência de consumo. Países como Tailândia e Coreia do Sul realizam um pedido por semana em 2023. Brasil, China e Indonésia fazem uma vez a cada 15 dias.
Os principais motivos para pedir fast-food no delivery são poupar o trabalho na hora de cozinhar (24%), usar a refeição como mimo ou recompensa (14%) e preferir ficar em casa a visitar um restaurante (13%).
O estudo aponta ainda que quatro em cada vez ocasiões de consumo de delivery são realizadas no jantar, aos fins de semana. As preferências, no entanto, mudam de acordo com a região. Pizza é a favorita de Brasil, Espanha, França e México. Já o hambúrguer é o queridinho do Reino Unido. Índia e Indonésia preferem a cozinha regional, a China, os noodles, e a Coreia do Sul, o frango frito.
As pesquisas foram conduzidas em junho de 2023 com mais de 15 mil pessoas, que representam 40% da população global.
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