A Alfama Foods inaugurou um espaço dedicado à formação e qualificação de profissionais do setor de foodservice, o Alfama Lab. Localizado no espaço Scuola Eataly, em São Paulo, o laboratório oferecerá cursos, palestras e workshops, presenciais e online, com foco em capacitar operadores de restaurantes e lanchonetes.
A proposta é levar conhecimento prático e estratégico para toda a cadeia do setor, abordando desde tendências de consumo até práticas que aumentem a produtividade. A produção e oferta de conteúdo será baseada em cursos, palestras e workshops presenciais e online para operadores de foodservice, sempre com foco B2B2C. Serão convidados experts nas áreas e nos nichos que a Alfama atende ou pretende alcançar para que os conteúdos sejam relevantes e gerem interesse do público.
“O Alfama Lab vem para acelerar nossa missão de tornar o mercado mais forte e sustentável. Será um movimento estratégico para fomentar um mercado ainda muito carente de conhecimento aplicado e prático no dia a dia”, afirma Douglas Martins, diretor de marketing da Alfama.
Um mercado promissor, mas carente de suporte
Com mais de 1,6 milhão de estabelecimentos e faturamento acima de R$ 217,6 bilhões, o mercado brasileiro de foodservice ocupa a quinta posição mundial no segmento de alimentação fora do lar. Apesar do potencial, o setor enfrenta desafios como desperdício, falta de capacitação e dificuldades na gestão.
De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), 73% dos operadores buscam informações sobre comportamento do consumidor e tendências, enquanto 72% procuram produtos que melhorem a produtividade. O Alfama Lab chega para preencher essa lacuna, oferecendo soluções personalizadas e relevantes para atender a essas demandas.
Além do laboratório, a empresa já investe em capacitação por meio do programa Máquina de Vendas, um canal de relacionamento com os donos de restaurantes e distribuidores. Entre 2023 e 2024, mais de 1.480 operadores foram ouvidos para entender quais melhorias são necessárias, os produtos preferidos e opinião sobre a empresa.
O projeto também treina e capacita distribuidores e os vendedores das distribuidoras para aprender a argumentar sobre o portfólio da Alfama. Foram treinadas mais de 12 mil pessoas no último ano, com taxa de crescimento em faturamento do operador de mais de 23%.
Imagem: Divulgação