A Via Marte adotou o QR Code Padrão GS1, marcando um avanço na automação de seus processos ao substituir os tradicionais códigos de barras lineares usados para identificar os itens de seu portfólio.
A iniciativa surgiu do projeto Digital Link, sugerido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Entre os benefícios estão o controle de produção em tempo real, informações precisas para lojistas e consumidores finais e uma gestão integrada.
Segundo Ivair Kautzmann, gestor de TI da Via Marte, a solução reduziu falhas e erros, garantiu a rastreabilidade total de cada etapa do ciclo de vida do produto e otimizou o monitoramento da produção. A integração digital dos processos logísticos também permite que informações relevantes cheguem a lojistas e consumidores por meio de smartphones, promovendo uma experiência de compra mais interativa e transparente.
“Com o QR Code Padrão GS1, conseguimos mapear toda a vida do produto. Ele permite identificar desde a ativação do serial, quem aprovou o item no controle de qualidade, onde foi embalado, até a nota fiscal à qual foi atrelado e o destino do despacho”, explica Kautzmann.
Com esse investimento, a Via Marte melhorou o controle do status de produção e estoque, reduziu perdas e otimizou recursos. Além disso, o QR Code Padrão GS1 promove sustentabilidade ao centralizar todas as informações em um único espaço, eliminando o desperdício causado pelo uso de etiquetas adesivas de identificação.
“Hoje, o lojista pode saber com precisão quando o produto estará disponível, e o consumidor tem acesso imediato a informações sobre qualidade e procedência. Os ganhos são enormes para todas as partes envolvidas”, reforça.
Imagem: Shutterstock