Via adota novo sistema de gestão de logística no maior Centro de Distribuição da AL

Empresa é a primeira do varejo brasileiro a converter sistema de gerenciamento para o armazenamento de dados na nuvem

A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com.br, implantou uma novidade no setor de logística. Agora, a companhia utilizará o Manhattan Active Warehouse Management (WMS), sistema baseado em nuvem, para otimizar e melhorar a eficiência na operação do Centro de Distribuição (CD) de Jundiaí, no interior de São Paulo.

Com isso, a empresa se tornou a primeira do varejo brasileiro a converter um sistema de gerenciamento logístico para o armazenamento de dados na nuvem. 

A Via iniciou a parceria com a Manhattan em 2018 e, recentemente, adotou um software mais robusto e escalável. O sistema permite uma melhoria na gestão de processos logísticos e na eficiência do CD de Jundiaí, considerado o coração logístico da rede. Ao todo, são 306 mil m² de área para estocar e distribuir produtos das marcas e de parceiros, fato que o torna o maior da América Latina. 

Após a implantação no CD de Jundiaí, outros nove CDs passarão a fazer uso do novo sistema Manhattan. Segundo a Via, a expectativa é que cerca de 90% da malha logística esteja atualizada até o final de 2023. A estratégia tem como foco principal melhorar a integração digital que é demandada pela área de e-commerce. 

Para Fernando Gasparini, diretor de Logística da Via, a nova ferramenta irá facilitar a estratégia de omnicanalidade da Via. “Com o novo WMS da Manhattan, a divisão do estoque passa a ser mais eficaz entre todos os nossos canais de comercialização e isso conversa com a missão da empresa que é vender onde, como e quando o cliente quiser”, complementa. 

O diretor ainda destacou que a solução trará outra grande vantagem, a otimização e ganho de tempo em processos internos. Além disso, a atualização automática do software a cada 90 dias é uma das vantagens citadas. 

Investimentos em tecnologia 

Nos últimos três anos, a Via investiu em soluções de tecnologia e infraestrutura para melhorar a atender clientes com mais rapidez e eficácia. Além dos clientes, as melhorias visam também o atendimento dos parceiros de negócios no marketplace e fora de ser ecossistema. 

A nova tecnologia implantada, por exemplo, possibilitará a ampliação das operações 3P (comercializados por parceiros do marketplace), pilar da estratégia de omnichannel da Via. Como consequência, irá fortalecer a oferta de serviços para diferentes demandas, como o fullfilment e o full comerce, além de soluções logísticas para outros negócios. 

Atualmente, o fullfilment já corresponde a mais de 16% do Envvias, serviço exclusivo de postagem e entrega do marketplace da Via. Já no volume de entregas próprias pelo sistema da varejista alcança a marca de 64%. 

Imagem: Divulgação

Redação

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