Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Curiosidade estratégica: um catalisador de inovação e liderança

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
26 de abril de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Curiosidade estratégica: um catalisador de inovação e liderança

A única certeza nos negócios é de que tudo pode mudar. E nesse cenário, a curiosidade é um diferencial para líderes e equipes. Mais do que uma forma de adquirir conhecimento, ela atua como um catalisador para a inovação, permitindo a discussão de possibilidades, busca de soluções e entendimento de cenários. Ser curioso hoje em dia não é apenas benefício, é necessário para a sustentabilidade e eficácia das lideranças.

Fazer perguntas é uma ferramenta poderosa para fomentar a curiosidade e estimular o pensamento inovador. Questionar de forma recorrente “e se?” acaba sendo uma forma de preparar as equipes para enfrentar diferentes cenários, desenvolvendo uma perspectiva que considera não apenas o provável, mas também o que antes poderia ser considerado impossível. Essa abordagem estratégica incentiva a cultura de questionamento e descoberta, em que os membros da equipe se desafiam a explorar novas ideias de maneira mais profunda.

Muitas vezes, a curiosidade deixa de ser uma característica dos empresários que são consumidos pelo dia a dia dos negócios e dá lugar a um comportamento crítico, em vez de estimulante. Ao se tornar um crítico, é comum que adotar uma postura de “sabe tudo” e acabar subestimando pessoas e ideias, além de perder a oportunidade de aprender.

Do ponto de vista da liderança de equipes, isso é fatal. Uma abordagem crítica, em vez  de curiosa, desestimula, desengaja e faz o time perder a energia de produzir mais e buscar soluções. Gera dependência e inércia.

Integrar regularmente perguntas provocativas e cenários hipotéticos nas empresas fortalece a resiliência da organização em cenários de incertezas, inclusive, essa é uma estratégia conhecida para trazer vigor para as companhias.

Quem já ouviu falar sobre a estratégia de “matar a companhia” ou kill the company para usar a origem do termo? Nessa abordagem, as lideranças são instigadas a pensar em situações extremas em que a empresa está em risco iminente de fechar as portas para provocar o pensar estratégico voltado para o crescimento e para o que é fundamental para mantê-la.

Cortar custos, promover inovação em produtos, atuar em novos mercados e desenvolver novos canais de vendas podem ser inputs importantes que fazem a empresa sair de uma posição passiva para uma de liderança das transformações em seus mercados.

Uma abordagem de curiosidade genuína e valorizada é um comportamento essencial para as empresas e para seus líderes. A curiosidade cria campo fértil para o crescimento. Uma equipe curiosa é uma equipe capaz de enfrentar os desafios com confiança e criatividade, antecipando as mudanças em vez de apenas reagir a elas. E você? Tem sido crítico ou curioso na sua empresa?

Caroline Bittencourt é sócia-diretora de Relacionamento e Experiência do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O Boticário transforma fragrâncias em drinks com opções alcoólicas e veganas

Próxima Postagem

Linha de frente nas lojas físicas: um problema ou uma solução?

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Linha de frente nas lojas físicas: um problema ou uma solução?

Linha de frente nas lojas físicas: um problema ou uma solução?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.