Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Seis em cada 10 brasileiros pretendem comprar casa própria e carro

Saúde e bem-estar físico e mental também estão no topo dos sonhos para este ano, seguidos por realização financeira

Redação de Redação
26 de maio de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
6 em cada 10 brasileiros pretendem comprar casa própria e carro

O estudo “Sonhos Brasileiros”, realizado pelo Grupo Croma, revelou que 36% dos entrevistados têm como desejo principal de consumo a conquista da casa própria e 26% o de adquirir um veículo automotivo, principalmente um carro. A nova edição da pesquisa foi realizada com base em 1.010 entrevistas no final de 2023.

Para Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma e idealizador do estudo, são vários os motivos que permeiam a população para a realização de alguns objetivo, mas o principal está conectado ao reconhecimento por parte da sociedade. “O anseio da população por esses bens está diretamente ligado à simbologia de status social, que confere uma conotação de estabilidade, sucesso e independência”, afirma Bulla.

Segundo o estudo, o sonho de ter a casa própria é ainda maior entre brasileiros de 35 e 44 anos (49%) e o sonho de adquirir um veículo é maior entre os entrevistados de 45 a 54 anos (31%).

De modo geral, saúde e bem-estar físico e mental estão no topo dos sonhos para este ano, seguidos por realização financeira. “Isto é um reflexo de uma sociedade desgastada e com consequências ainda pós-pandêmicas, que busca soluções para a saúde do corpo, da mente e do bolso, sem falar nas necessidades de socialização”, explica Bulla.

Ainda de acordo com o especialista, os índices de inadimplência e endividamento bastante elevados promovem desgaste e movimentam os brasileiros para caminhos de segundos empregos e empreendedorismo, o que tende a comprometer ainda mais a sua saúde. “Os bens de consumo são, portanto, símbolo de que a situação mudou, está mudando ou pode mudar”, conclui.

Do ponto de vista financeiro, buscar alternativas para adquirir um imóvel ou automóvel tem se tornado mais comum entre os consumidores. Para Fernando Lamounier, especialista em educação financeira e diretor da Multimarcas Consórcios, o mero financiamento deixou de ser atrativo. “Com os valores dos bens ou outros produtos de maior valor agregado, tomar decisões ao adquirir um desses bens é um passo muito delicado e de alta responsabilidade, em se tratando de uma dívida que pode durar anos, sem mencionar as altas taxas de juros a depender do método de aquisição escolhido.”

Alta no sistema de consórcios

Uma das alternativas que chama a atenção dos consumidores é o sistema de consórcios. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), essa modalidade de negócio movimentou mais de R$ 316,7 bilhões em 2023, um crescimento de 25,6% na comparação com 2022. Já o volume de participantes ativos consolidados no sistema de consórcios chegou a 10,29 milhões, uma alta de 9,4%, tornando-se um resultado inédito no país.

Para Fernando Lamounier, esse crescimento constante é consequência do cenário econômico, já que, com a alta dos juros, os consórcios representam uma alternativa para quem deseja fazer aquisições de bens ou outros produtos de maior valor agregado.

“Os valores de financiamento e empréstimo se tornam impeditivos para quem realmente coloca o custo da dívida na ponta do lápis. O consórcio, por não contar com juros, mas com uma taxa de administração, passa imune a esse fenômeno e se torna cada vez mais atrativo”, explica Lamounier.

Outro fator que contribui para essa modalidade, é o fato de os consórcios englobarem diferentes produtos e objetivos, que vão desde imóveis até a aquisição de serviços. Dos seis indicadores analisados pela Abac, quatro registram alta: imóveis (20,8%), veículos leves (13,1%), motocicletas (4%) e veículos pesados (2,5%).

O número de contemplações, entre consorciados que puderam utilizar o crédito, também registrou aumento, chegando a 1,62 milhão no ano passado, 6,6% maior que em 2022, e o ticket médio mensal passou de R$59,56 mil para R$74,24 mil, uma alta de 24,6%. Ainda de acordo com dados do Anuário 2024 da Abac, entre os principais potenciais clientes de consórcios, 46% pretendem investir em um imóvel e 37%, em um veículo leve.

Em 2024 é esperado que a taxa básica de juros (Selic) encerre abaixo de 9,25%, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No entanto, na avaliação de Lamounier, o número continua alto e, por isso, o setor de consórcios deve ganhar ainda mais espaço.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Balanço da Nvidia indica que euforia com Inteligência Artificial está longe de acabar

Próxima Postagem

O futuro do varejo se escreve com IA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado
Economia

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025
Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões
Notícias

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo
Varejo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa
Varejo

Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
O futuro do varejo se escreve com IA

O futuro do varejo se escreve com IA

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025
Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.