Com o objetivo de levar o vinho a lugares onde garrafas e taças de vidro não chegam e democratizar o seu consumo, a Vintimtim criou uma taça que pode ser levada para qualquer lugar. Feita de poliestireno cristal com 220 mililitros, a taça é fechada com um com selo de alumínio, e com uma tampa protetora de PET.
“A Vintimtim não é uma venda pura e simples de vinho. É um serviço, que oferece a democratização. Você pode escolher o sabor que quiser, tomar individualmente e ainda guardar a taça, que é reutilizável”, afirma Henrique Congo, diretor comercial da Vintimtim.
A marca faz parte do grupo La Vinheria, que também tem um e-commerce especializado em vinhos orgânicos, naturais, biodinâmicos, veganos e sustentáveis, e passou a ser desenvolvida, em 2019. Em maio de 2022, foi feita a primeira produção para o mercado e a positivação da marca entre os consumidores.
A Vintimtim trabalha com 6 tipos de vinhos: tinto, branco e rosé, nas categorias seco e demi-sec.
A bebida é envasada na vinícola da marca, no bairro do Ipiranga, que tem capacidade para produzir 1.500 taças por hora. Com capacidade de produzir 2,5 milhões de taças por ano, a empresa espera atingir a marca de 1 milhão neste primeiro ano, projetando um crescimento entre de 30% a 35% nos próximos anos, até alcançar a capacidade produtiva em 5 anos. No plano de expansão estão unidades fabris no Rio Grande do Sul e no Nordeste.
Com público-alvo acima de 25 anos, cada taça deve chegar ao mercado para o consumidor final a um ticket médio de R$ 25.
Projeto de expansão
Congo destaca que o objetivo da Vintimtim é facilitar o consumo de vinho em espaços onde o vinho não chega, como praias, grandes eventos e shows. A expansão será feita, exclusivamente no modelo de franquias, como carrinhos, bicicletas e geladeiras.
A empresa espera chegar ao final deste ano de 2023 com 10 novas franquias, além de 10 pontos de geladeira próprios. “Nos primeiros 12 meses, a ideia é [cada franquia] vender 840 taças em PDVs, o que dá 70 taças por dia em um final de semana. Investimos em ferramentas de inteligência de mercado, para estudar a região e ajudar o nosso franqueado a escolher o ponto, vantagem que no modelo de franquia da Vintimtim não há investimento em ponto fixo, diminuindo o risco e aumentando margem”, diz Congo.
Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagem: Divulgação