Com Juan Valdez e Sterna Café, setor de alimentação lidera estreias da ABF Expo 2026

Das 90 marcas que participam da feira pela primeira vez, 20 pertencem ao segmento

A Alimentação aparece como um dos segmentos com maior número de estreantes na ABF Franchising Expo 2026. Das 90 marcas que participam da feira pela primeira vez, 20 pertencem ao segmento. Entre os novos expositores estão cafeterias, operações de refeições rápidas, marcas de sobremesas, açaí, delivery e alimentação especializada.

A lista inclui Sterna Café, Mundo Animal, Sua Coxinha e Carol Coxinhas, Cachorrão do Claudião, Biscoitê, Astrobox, Tudo Bom Açaí, Puro.Açaí, Zaap Food Machine, É Drink, Nosso Granel, Let’s Fritas Franquias, Gato e Café, Sunset Franchising e Bee Hive Delivery.

Um dos principais destaques internacionais da feira é a colombiana Juan Valdez, que participa do evento pela primeira vez em busca de novos franqueados para sustentar seu plano de expansão no Brasil.

A rede de cafés especiais, presente em mais de 40 países, inaugurou sua primeira unidade brasileira em dezembro de 2025 e pretende abrir 100 cafeterias no País até 2028. A estratégia prevê crescimento principalmente por meio de franquias, utilizando um modelo de subfranquias regionais adaptado ao mercado brasileiro.

Além das franquias, a empresa planeja ampliar sua atuação nos próximos anos com lojas próprias, varejo, foodservice e comércio eletrônico.

“O Brasil não é apenas um mercado estratégico, é um país com uma profunda cultura do café. Encontramos aqui um consumidor curioso, que valoriza qualidade, origem e experiências autênticas. Queremos ser a marca que enriquece esse cenário, oferecendo uma experiência premium e descomplicada do café colombiano”, afirma Bruno Oliveira, CEO da Juan Valdez Brasil.

A empresa aposta no avanço do mercado de cafés especiais no Brasil, que cresce cerca de 15% ao ano, e no interesse de investidores por negócios ligados a produtos premium e experiências diferenciadas.

Tecnologia ganha espaço nas cafeterias

Outra estreante da feira é a Sterna Café, que chega ao evento com foco na expansão nacional e na apresentação de tecnologias aplicadas à operação das lojas. Com 100 unidades em funcionamento em dez Estados, a rede projeta alcançar 130 lojas até o final deste ano. Em 2025, o número de lojas cresceu 52% e o faturamento avançou 48%.

alimentaçãoCom investimento inicial a partir de R$ 200 mil, os modelos de franquia incluem lojas de rua, shopping centers, quiosques, containers e carrinhos. Durante o evento, a rede vai apresentar um robô garçom que já opera na unidade dos Jardins, em São Paulo. O equipamento entrega pedidos, interage com os clientes por comando de voz e divulga produtos em uma tela digital.

“A tecnologia não substitui o cuidado humano. Ela permite que a equipe ganhe tempo para atender melhor, explicar os métodos de preparo, orientar o cliente sobre os grãos e fortalecer a relação com a marca”, afirma Silvana Buzzi, CEO da Sterna Café.

Retorno de marcas tradicionais

A edição de 2026 também marca o retorno de redes conhecidas que estavam afastadas da feira há pelo menos cinco anos. Entre elas estão Casa do Pão de Queijo, Sorvetes Jundiá e Stuppendo.

Imagens: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist