Como a Inteligência Artificial vem se tornando fundamental para experiência do cliente

80% dos consumidores consideram a experiência de consumo tão importante quanto os produtos ou serviços

inteligência artificial

Em tempos de concorrência acirrada nos negócios e, ao mesmo tempo, de rápida evolução tecnológica, uma das questões mais relevantes é como a Inteligência Artificial transformará a experiência do cliente e traz inúmeros impactos na jornada.

Customer experience é o conceito que engloba a impressão geral que um cliente tem de uma marca com base em sua interação com a empresa e se tornou fundamental em uma sociedade cada vez mais protagonista de seu consumo. Ele inclui todos os pontos de contato, desde o reconhecimento inicial e a pesquisa até a compra, entrega e o suporte pós-compra.

Segundo um estudo da Zendesk Cx Trends de 2023, 80% dos consumidores consideram a experiência de consumo tão importante quanto os produtos ou serviços oferecidos. Além disso, 63% afirmam que esperam que as marcas usem inteligência artificial para personalizar suas experiências.

Hoje, as aplicações de IA não estão apenas na teoria. Muitas companhias já entenderam que essa é a tendência do momento e não é mais possível se destacar no mercado sem essa transformação.

As aplicações para oferecer a melhor jornada ao consumidor incluem desde chatbots que realizam atendimentos personalizados que emulam conversações humanas e com base em amplos bancos de dados, que possuem uma escala impossível de alcançar pelo cérebro humano– até o marketing digital baseado em campanhas direcionadas aos desejos e demandas de cada cliente a partir dos inputs da IA.

Um exemplo é a capacidade de fornecer respostas automaticamente. Quando os canais de comunicação são acionados por um consumidor, a tecnologia pode analisar histórico, contexto e sentimento, para recomendar as melhores respostas.

E, além disso, aprender com cada uma das interações para garantir que as próximas sejam mais fluidas e assertivas, como os clientes esperam. E tudo isso pode ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana, e com aprendizado contínuo e evolutivo – o que poderá de fato trazer soluções complementares e até melhores do que aquelas baseadas no atendimento humano.

As possibilidades incluem, ainda, automação dos processos de trabalho para dar apoio aos colaboradores e viabilizar mais foco no core business da empresa. Enquanto os bots resolvem questões mais simples, os agentes ficam livres para lidar com questões complexas.

Tudo isso reduz o tempo das operações, contribui diretamente com o resultado financeiro, aumenta a satisfação do profissional, que vê fluidez em seu dia a dia e pode acelerar o ROI. Empresas como Microsoft e Google já lançaram nos últimos meses suas próprias plataformas baseadas em inteligência artificial. Estamos apenas no início dessa jornada.

Ainda em 2023, a IA deve ultrapassar o nível geral de testes e se massificar, criando uma nova realidade para o universo corporativo. Sendo a experiência do cliente um dos fatores mais importantes na construção de uma estratégia de negócios bem-sucedida, por afetar diretamente a satisfação, o grau de engajamento e a lealdade do público, não tenho dúvidas de que muito em breve as empresas que não se adaptarem ficarão ultrapassadas junto a seus consumidores. Serão tempos de enorme transformação – você está se preparando para isso?

Fernando Moulin é partner da Sponsorb.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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