Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Ostra feliz não faz pérola

Caio Camargo de Caio Camargo
26 de agosto de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Dia desses, me deparei com o livro do Rubem Alves, e seu curioso título: “Ostra Feliz não faz pérola”. É incrível a conexão entre esse título e o momento de superação e transformação pelo qual nós e nossos negócios estão passando.

Segundo conta o autor: “A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofre. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: ‘Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lista que lhe tira as pontas…. Ostras felizes não fazem pérolas…pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor”

É interessante que no ecossistema de inovação, principalmente quando se estuda o movimento das startups, a questão entre dor ou problema e a partir disso a criação de uma solução é algo sempre lembrado em qualquer livro, palestra ou pitch, a apresentação curta que as startups normalmente realizam para se apresentar à investidores e ao seu mercado.
⠀
As boas startups normalmente acabam sendo aquelas que não somente conseguem entender melhor as dores de seu mercado, mas conseguem desenvolver e principalmente entregar uma solução que minimize ou resolva à essa dor ou problema.

É certo que a pandemia foi o “grão de areia” em nossos negócios, trazendo uma nova realidade incômoda, desconfortável, mas que muitas empresas, após o baque inicial de questões como restrições e queda de movimento, tem conseguido aos poucos superar os desafios, inovar e criar suas próprias “pérolas”.

As “pérolas”, ou seja, a soluções que foram criadas para a comunicação, venda e divulgação de produtos e serviços que levavam anos sendo discutidas em salas de reuniões, planilhas e apresentações em PowerPoint, foram criadas e colocadas em prática em questão de semanas, ou em alguns casos, apenas alguns dias.

Descobrimos o poder da resiliência nos negócios, que deixa de ser um adjetivo de inspiração ou algo a ser buscado, para ser uma das principais forças de qualquer negócio que busque perenidade.

Por conta dessas pérolas, vale lembrar que muitas empresas sairão da pandemia mais fortes, mais ágeis e digitalizadas, acompanhando o novo modelo de comportamento de seus clientes, e buscando uma eficiência e uma busca por resultados ainda maior. É certo que se por um lado as empresas ou até mesmo segmentos inteiros de mercado que não souberam se estruturar ou inovar vão acabar sendo esquecidos ou substituídos pelo caminho, de outra maneira, teremos novos gigantes surgindo.

E se passar pela dor da transformação ainda é algo que crie resistência nas empresas, parafraseando novamente o autor, me veio outra de suas célebres citações:

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo, continua sendo milho de pipoca. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito, a vida inteira”

E se no caso do texto e realidade que vivíamos antes da pandemia passar pelo fogo ainda podia ser algo opcional para os negócios, dado o novo contexto, é um rito obrigatório.

Use a pandemia para virar pipoca!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Varejo perdeu mais de 135 mil lojas no segundo trimestre

Próxima Postagem

AliExpress anuncia Brands Shopping Week e investe em entrega mais rápida para o Brasil

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
AliExpress anuncia Brands Shopping Week e investe em entrega mais rápida para o Brasil

AliExpress anuncia Brands Shopping Week e investe em entrega mais rápida para o Brasil

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025
IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.