Brechó online Repassa abre primeiro ponto físico em shopping center

Quiosque fica no Boulevard Shopping BH; iniciativa foi criada em parceria com a Fábrica de Startups

Brechó online Repassa abre primeiro ponto físico em shopping center

O brechó online Repassa está presente, agora, também no varejo físico. A partir desta sexta-feira (26), um quiosque da plataforma passa a funcionar no Piso 1 do Boulevard Shopping BH, empreendimento administrado pela Aliansce Sonae na capital mineira. Quem for até o local poderá retirar e entregar suas “sacolas do bem” com roupas, calçados e acessórios para serem vendidos. As peças passam por um processo de curadoria, fotografia, cadastro e são colocados à venda no site.

O cliente escolhe como receber sua parcela do lucro da venda das peças: como créditos para usar no próprio Repassa, depósito na conta bancária ou doação para uma lista com mais de 20 ONGs parceiras, dentre elas a ONG Crescer Sorrindo, de Belo Horizonte. Caso a peça não passe pelo controle de qualidade, o usuário pode optar por doar ou receber de volta. Em 2020, a empresa doou para as ONGs parceiras o montante de R$ 611 mil, o triplo de 2019. No ano passado, também foram repassadas para projetos sociais mais de 117 mil peças que não puderam ser vendidas.

Segundo informações da startup, em Belo Horizonte mais de mil pessoas já colocaram suas roupas à venda pela plataforma, repassando as roupas que não usam mais e ainda lucrando com isso, enquanto outras pessoas encontram peças de desejo por preços mais acessíveis. Com a instalação do ponto físico no Boulevard Shopping, além de enviar seus produtos pelos Correios, como faziam até agora, os usuários da capital mineira poderão fazer o procedimento presencialmente, seguindo todos os protocolos sanitários vigentes. Nos três primeiros meses de operação do quiosque, as sacolas do bem serão entregues gratuitamente.

“O Repassa é uma startup inovadora e tem tudo a ver com o público do Boulevard. O grande diferencial dela é fazer tudo pelo cliente, que só precisa se preocupar em separar os itens. Com esse espaço pop-up no shopping, vamos facilitar ainda mais para o usuário, que pode aproveitar a sua vinda para trazer os itens que não usa mais. Com isso, estamos promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a economia circular”, diz a gerente de marketing do mall, Nadinne Matos.

Sustentabilidade e inovação

O quiosque foi montado por meio de uma parceria com a Fábrica de Startups, empresa brasileira de fomento à inovação, que está a disponibilização de 7.500 sacolas gratuitas para que as pessoas que passarem pelo shopping possam fazer a doação das roupas, o que representa R$ 280 mil de incentivo para a economia circular. Além disso, outros benefícios incentivam a participação do público, como a gratuidade do estacionamento.

“Quando recebemos o desafio para criar um modelo de negócio second hand, fizemos uma longa pesquisa e estudamos todas as possibilidades viáveis que pudessem beneficiar os envolvidos e, claro, a população, que tem buscado cada vez mais alternativas de economia circular ligadas a moda. Daí nasceu esse projeto tão completo e útil para sociedade”, destaca o CEO da Fábrica de Startups, Hector Gusmão.

A nova era dos brechós conta com negócios digitais extremamente profissionalizados, modernos e com uma curadoria de peças que torna a experiência de compra semelhante à de adquirir uma peça nunca usada. O objetivo principal é promover a economia circular, ampliando o tempo de vida das roupas já produzidas. Além disso, a atividade também promove o empreendedorismo em rede e economia para quem compra.

Criado pelo empresário Tadeu Almeida em 2015, o brechó online Repassa é uma startup de moda consciente que já foi acelerada pela Aliansce Sonae. Em julho, a Lojas Renner anunciou a aquisição de 100% da empresa. Os valores não foram divulgados.

Em sua história, a empresa já economizou mais de 553 milhões de litros de água, evitou que 2,4 toneladas de CO2 fossem emitidas e reduziu 13 milhões de kW/h de energia.

Imagens: Divulgação

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