A rede de supermercados Dalben, sediada em Campinas, interior de São Paulo, tem apostado no virtual commerce para alavancar as vendas em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
O virtual commerce consiste na vendas por vídeos, que podem ser transmitidos ao vivo (live commerce) ou gravados e editados, podendo ser veiculados e disponibilizados tanto no site quanto nas redes sociais da varejista.
A Dalben Supermercados, que usa a tecnologia da Oli, registrou nas últimas lives um impulsionamento das vendas em até 128%, com uma alta de 10% no ticket médio das compras. As ações combinadas já resultaram em um crescimento de cerca de 107% no volume de transações com a transmissão do conteúdo gravado do virtual commerce.
A rede desenvolveu um novo canal de vendas digitais, promovendo lives shops recorrentes em datas comemorativas. No Dia dos Namorados, realizou uma em parceria com a Ambev; no Aniversário de Campinas, outra em parceria com a Nestlé.
Em parceria com o Grupo Heineken, a Dalben também promoveu uma live shop com foco na linha de cervejas Baden Baden para celebrar o Dia dos Pais. O influenciador Rodrigo Phavanello e o sommelier de cervejas Nicholas Nickleby conduziram a live, falando sobre a linha de cervejas especiais e dando dicas de harmonização. A transmissão foi feita no site da rede de supermercados e os clientes puderam fazer compras durante a live, além de ganhar brindes e cupons de desconto.
“O universo de virtual commerce ainda não tem grande adesão do varejo alimentício. Para nós, é uma ferramenta estratégica para aumentar as vendas, além de ampliar o tráfego do site e a conexão com nossos clientes por meio de uma experiência de compra diferenciada”, afirma Fernanda Dalben, diretora de Marketing da Dalben Supermercados e colunista da Mercado&Consumo.
Cauda longa
Criada em 2021, a Oli já realizou mais de 130 lives e tem projeção de faturar R$ 25 milhões neste ano. Além da Dalben, a empresa tem no portfólio clientes do setor de moda, varejo e bens de consumo, como Riachuelo, Anacapri, Casas Bahia e Mary Kay.
A empresa possui a estrutura para todas as etapas da produção de uma virtual shopping, fazendo o desenvolvimento da estratégia da campanha, conteúdo, seleção e treinamento de influenciadores, além de contar com estúdios próprios para as gravações.
“O diferencial do virtual commerce é que ele vai além da live, transmissão ao vivo. A ação se inicia com a transmissão do conteúdo ao vivo e pode reverberar por meio do conteúdo gravado no site por tempo indeterminado, deixando a ação com uma cauda longa. O vídeo gravado após a live no Dalben já chegou a converter valores similares da transmissão ao vivo”, afirma Ludmilla Tavares, head de Marketing da Oli.
De acordo com um levantamento feito pela empresa de tecnologia para o varejo Linx, o primeiro trimestre de 2022 registrou um aumento de 12% no número de pedidos do comércio online e um salto de 8% na receita total das vendas online em supermercados, em comparação com o mesmo período do ano passado.
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