Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Muito além da competência e capacidade individuais

Momentum nº 983

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
26 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
desafios liderança Muito além da competência e capacidade individuais

Se você já se sentiu pressionado pelas demandas emergentes e crescentes para além de sua capacidade e competência pessoais requeridas no cenário atual, bem-vindo ao lado B do “admirável mundo novo, de novo”.

Só para lembrar, o “Admirável Mundo Novo, De Novo” foi o tema do Latam Retail Show deste ano e foi examinado e contextualizado em mais de 100 horas de conteúdo com a visão de 218 palestrantes e 8 pesquisas inéditas para aprender e debater o presente e o futuro do varejo e o consumo.

Para além das questões envolvendo a síndrome do impostor, aquela em que em algum momento da vida podemos nos sentir enganando os demais por não temos segurança de que estamos preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro mais imediato, sendo solidário, você é apenas mais um.

E por uma razão mais do que óbvia.

Os desafios são muito maiores do que a capacidade individual de enfrentá-los sozinho com sua própria e exclusiva competência, por mais dedicado, comprometido, estudioso, visionário e workaholic que seja.

Simplesmente porque os desafios se multiplicam numa velocidade, intensidade e complexidade que nunca se imaginou poderia acontecer.

Está acontecendo e, lamentamos informar, assim permanecerá.

É ilusão imaginar que individualmente será possível encontrar respostas certas e precisas para esse nível de complexidade gerada pela realidade em constante, profunda, rápida e permanente mutação.

Isso pressupõe a busca de modelos individuais de atitude para conviver com esse cenário que se torna ainda mais desafiador quando estamos em posição de liderança com a missão de mostrar caminhos e conduzir para o alcance de resultados.

Que se tornam cada vez mais fundamentais num ambiente em que somos constantemente avaliados por nossa atualidade de informações, visões, soluções propostas e, fundamental, entrega de resultados.

Se o admirável mundo novo é caracterizado por uma realidade que difere da anterior, na qual a globalização era palavra de ordem e, portanto, haveria um tempo para implementar o que pudesse trazer melhor retorno num prazo mais longo em âmbito global, agora o desafio é mais imediato, objetivo e local. E o futuro ao futuro pertence.

A cada momento nos defrontamos com novas alternativas, inovações e soluções que, se de um lado amplificam possibilidades, de outro geram ansiedades e novas complexidades para um convívio saudável e produtivo no cenário reconfigurado.

Daí a importância da formação e integração de lideranças que se complementem em suas especialidades, competências, visões e habilidades para buscar caminhos e implementar soluções que potencializem resultados.

Mais do que nunca, o dito popular que diz que “uma andorinha só não faz verão” é verdadeiro.

A habilidade maior está em construir a visão coletiva e em formar grupos de liderança, administrando desiguais com competências complementares, e harmonizar o convívio em benefício da realização do que se propõe.

Tão simples de enunciar e tão difícil de realizar, pois, para além dos desafios do cenário em constante e rápida mutação, está o fato de que as pessoas envolvidas se tornaram também mais complexas e empoderadas pelos mesmos elementos que tornam a sociedade como um todo igualmente mais complexa.

Dentre esses elementos, a destacar tudo que envolve tecnologia, digital e as redes sociais com sua enorme capacidade de criar múltiplas opções para cada circunstância e momento.

E o fato de que o desejável é encontrar caminhos para conciliar o bem estar individual e o alcance de objetivos e metas profissionais e empresariais, o que tem levado a profundas mudanças nas estruturas do emprego, como mostra o crescimento da Gig Economy, o auto emprego e o saudável desejo de ampliar o home office para a maioria dos profissionais, em especial os mais jovens.

Nesse “admirável mundo novo, de novo”, o pensar simples, direto, rápido e objetivo, fatores tão relevantes no exercício da liderança pragmática e focada em resultados, se tornou mais difícil de conciliar com a multiplicidade de opções criadas pelo uso dos mais diversos instrumentos alternativos para o alcance de resultados.

Se a constatação dessa realidade nos conforta por não nos sentirmos isolados em nossos desafios pessoais, profissionais e empresariais, de outro lado deveria nos estimular a continuarmos a desenvolver competências para envolver, visionar e atuar nos negócios, nas nossas iniciativas e na própria vida de forma mais harmônica, equilibrada e produtiva, porém sem jamais parar de evoluir como pessoa, profissional, dirigente, empreendedor ou empresário.

Vale refletir.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shoppings da BrMalls antecipam Copa do Mundo com ações promocionais

Próxima Postagem

C&A inaugura loja com manequim sustentável e sacola de plástico reciclado

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
C&A inaugura loja com manequim sustentável e sacola de plástico reciclado

C&A inaugura loja com manequim sustentável e sacola de plástico reciclado

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.