Consumo fora do lar cresce 29% e supera níveis pré-pandemia

Pesquisa aponta também que o consumo dentro do lar apresentou maior índice de crescimento desde 2019

O consumo dentro do lar apresentou o maior patamar de crescimento histórico e o fora de casa superou o pré-pandemia pela primeira vez. Entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período deste ano, houve alta de 9,8% em unidades em ambos os momentos. As informações fazem parte do levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar.

Fora do lar, a conveniência e o hábito ganham força no consumo – a conveniência, que tinha 26% das ocasiões no primeiro semestre de 2022, passa a ter 29% no mesmo período de 2023; já o hábito, que tinha 9% das ocasiões, passa a ter 12%. Dentro de casa, por sua vez, o destaque fica para a busca pelo sabor, que, de 19% das ocasiões, passou a ocupar 25% delas.

Somando o consumo dentro e fora do lar, foi observado um crescimento total de 9,8% em unidades, puxado principalmente pelas categorias de indulgência. Os produtos mais consumidos são refrigerantes (+2,4%), chocolates (+1,7%) e biscoitos e bolachas (+1%).

Insights do consumo fora de casa

O consumo fora de casa retoma acompanhado de gastos que crescem acima da inflação. Entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período deste ano, houve alta de 28% no valor e de 3,8% em unidades.

Diversas alavancas influenciaram a volta desse consumo. Entre elas, destacam-se a contribuição das camadas mais altas (aumento de 6,2% em unidades adquiridas pelas classes A e B), o retorno da rotina matinal (café da manhã cresce 36% em ocasiões) e o compartilhamento de refeições (alta de 14%).

A omnicanalidade se tornou realidade também no consumo fora do lar. No primeiro semestre de 2023, 63% dos brasileiros utilizaram oito ou mais canais. O número era de 39% no primeiro semestre de 2020.

Consumo dentro do lar

O consumo dentro de casa cresce à medida que o carrinho de compras avança. Na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período deste ano, notou-se alta de 20% em valor e de 9,3% em unidades.

O fechamento do primeiro semestre de 2023 é marcado por maiores gastos com Alimentos Perecíveis (+4,2% em valor na comparação com o mesmo período do ano passado), Higiene e Beleza (+3,6%) e Mercearia Doce (+3,4%).

Todas as classes sociais contribuem para a aceleração do consumo – com destaque para unidades no médio prazo, com 9,3% de variação. Também buscam, principalmente, por marcas econômicas, que apresentaram alta de 12,3% em unidades.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist