Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Automação

Marketplaces garantem mais vendas na Black Friday ao adotar o padrão de identificação de produtos

O GTIN/EAN melhora a visibilidade dos produtos nos buscadores e eleva a confiança e satisfação dos consumidores

Redação de Redação
26 de setembro de 2024
no Automação, Black Friday, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Marketplaces garantem mais vendas na Black Friday ao adotar o padrão de identificação de produtos

Há detalhes que fazem a diferença na hora do venda e o uso de um padrão de identificação de produtos é um desses exemplos. Apesar do nome pouco comum no dia a dia do varejo, o GTIN/EAN, que significa número global de item comercial, melhora a visibilidade dos produtos nos buscadores, além de elevar a confiança e satisfação dos consumidores. E a Black Friday é uma oportunidade estratégica para o comércio eletrônico e os marketplaces se destacarem com ferramentas eficazes e se diferenciarem dos falsificadores.

O GTIN é um identificador único que permite classificar os produtos com precisão para facilitar a indexação em mecanismos de busca na internet e os próprios sistemas internos das plataformas. Produtos identificados têm maior chance de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, pois o código otimiza a leitura dos dados pelos algoritmos e organiza o catálogo de forma eficiente.

Para Ricardo Aranha, coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o uso do GTIN é essencial para melhorar a visibilidade dos produtos”. “Além de identificar cada item de forma exclusiva, o GTIN contribui para a segurança das transações ao evitar a comercialização de produtos falsificados. Esse nível de controle oferece uma experiência de compra mais segura e fortalece a credibilidade do marketplace”, assegura.

Em um cenário de grande oferta e pressão por preços baixos, como na Black Friday, a presença de produtos falsificados pode prejudicar a reputação de um marketplace. A adoção do GTIN garante a autenticidade dos itens e reduz os riscos de fraude, com consequente aumento da satisfação do cliente.

Gestão do estoque e redução de erros

Além dos benefícios em termos de visibilidade e segurança, o GTIN também traz ganhos operacionais como melhor gestão de estoque e redução de erros nas descrições dos produtos. Esses fatores impactam diretamente o desempenho das plataformas, e também permitem que os consumidores encontrem produtos de forma rápida e confiável.

Buscadores como Google e Google Shopping ou nos gigantes dos marketplaces como eBay e Amazon, a rapidez e a precisão na seleção das ofertas dependem diretamente da qualidade dos dados cadastrados na plataforma da GS1, gestora do GTIN/EAN.

“Com o código, os marketplaces não apenas garantem maior exposição dos produtos nos meses que antecedem a Black Friday, mas também fortalecem a confiança, aumentam a qualidade da experiência dos consumidores e elevam o potencial de vendas, além de criar fidelidade para futuras compras”, finaliza Aranha.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Basf planeja possível IPO para unidade de soluções agrícolas

Próxima Postagem

Ubisoft reduz guidance para reservas líquidas e anuncia atraso no lançamento de jogo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Ubisoft reduz guidance para reservas líquidas e anuncia atraso no lançamento de jogo

Ubisoft reduz guidance para reservas líquidas e anuncia atraso no lançamento de jogo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.