A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Nestlé Brasil anunciou novos BEOs para Purina e Nestlé Professional; a Nuvemshop confirmou um novo CMO; e a Uber Moto apresentou uma nova head.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Nestlé Brasil
A Nestlé Brasil anunciou a nomeação do executivo Rodrigo Maingue como novo BEO da Purina. O executivo ocupava anteriormente o mesmo cargo na Nestlé Professional, que agora será preenchido por José Argolo.
Maingue está há 14 anos na companhia e participou da equipe de lançamento do KitKat e da estratégia de checkout no Brasil, quando atuou em Confectionery e no Commercial Development Team (CDT) da Garoto. O executivo também passou uma temporada como expatriado na Colômbia, dirigindo a área da Nestlé Professional.
Já Argolo acumula 26 anos de experiência nas áreas de finanças, supply chain e comercial. No cargo anterior, o executivo atuou no time de vendas, onde liderou mudanças que contribuíram para ganhos de market share, melhoria de rentabilidade e de mix de produtos nos pontos de venda.
Nuvemshop
Bernardo Brandão foi confirmado como novo CMO da Nuvemshop. O executivo será responsável por explorar e desenvolver novas avenidas de crescimento e estratégias de marketing e growth para impulsionar o portfólio da companhia em toda a América Latina.
Brandão tem longa experiência no mercado de SaaS (Software as a Service), tendo atuado em posições regionais de liderança em marketing em empresas como Oracle e LinkedIn. Sua experiência mais recente foi como CMO da RD Station, onde permaneceu nos últimos 6 anos.
“Estou entusiasmado em poder colaborar com essa nova fase de alavancagem da Nuvemshop para apoiar os empreendedores em seus desafios de crescimento, fortalecendo ainda mais o impacto e conexão com a nossa marca”, declara Brandão.
Graduado em marketing com especialização em gestão de produto, o executivo também é mentor da Endeavor, ajudando startups em seus desafios de crescimento.
Uber Moto
A Uber apresentou Laura Lequain como a nova head da Uber Moto no Brasil. Com quatro anos de atuação na área de portfólio da empresa, Laura traz uma sólida experiência na companhia, tendo liderado projetos estratégicos no desenvolvimento e expansão de novas modalidades, como a chegada da Uber Moto no País, Uber Flash e Pet.
Laura é formada em relações internacionais pela UFRGS e especializada em ciências políticas pelo Instituto de Estudos Políticos de Grenoble. Antes da Uber, Laura atuou na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e na Falconi Consultoria.
Neoway
Gustavo Jobim foi confirmado como o novo vice-presidente da Neoway. O executivo iniciou sua carreira na área de tecnologia, foi sócio da Brasilpar Investimentos, VP na Goldman Sachs nos Estados Unidos e cofundador da GPS Investimentos no Brasil.
Ele é formado em administração pela USP e tem MBA pela Wharton School, nos Estados Unidos. Além disso, Jobim possui ampla experiência como membro de conselhos de administração em mais de 15 empresas, entre elas: Grupo Suzano, Edenred Payment Solutions, Fundo Garantidor de Créditos (FGC), Positivo Tecnologia e Yuny Incorporadora.
LED10
A LED10, empresa de locação de painéis de LED, anunciou a contratação de Marcelo Cabral para o cargo de novo CEO. Com larga experiência no aluguel de equipamentos de tecnologia para empresas, ele chega com a missão de explorar as oportunidades de crescimento no segmento e liderar a expansão da companhia no país.
Formado em tecnologia da informação e com MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cabral marcou boa parte de sua trajetória na Voke (antiga Agasus), empresa nacional de outsourcing de hardware de TI, onde atuou desde 2007.
LLYC
A LLYC, empresa global de marketing e corporate affairs, anunciou hoje uma nova estrutura de liderança para sua unidade de negócios de Marketing Solutions na América Latina.
Anahí Raimondi será a nova capacity manager de Marketing para as Américas. Ela será responsável por avaliar as capacidades da equipe de Marketing Solutions, designar projetos e monitorar a rentabilidade e a dedicação de cada um deles regionalmente.
Carmen Gardier foi nomeada diretora sênior de Marketing Solutions para Latam Sul. Ela será responsável por liderar a oferta de marketing e promover o desenvolvimento de novos programas e projetos na região denominada Latam Sul, formada pelas operações da empresa na Argentina, no Brasil, no Chile, no Equador e no Peru.
Adriana Becerril foi designada global content lab lead e, a partir do escritório do México, liderará as operações globais das equipes criativas, de design e produção, tanto para projetos da própria empresa quanto para os de seus clientes.
Luis Cadena será o novo CFO global de Marketing Solutions e, a partir do escritório de Miami, será responsável por garantir a qualidade e a precisão das informações financeiras da unidade de marketing da LLYC globalmente.
Grupo CCR
O Grupo CCR apresentou Juliana Silva como sua nova diretora de Sustentabilidade. A executiva será responsável por coordenar as iniciativas da companhia na agenda de sustentabilidade no setor de infraestrutura de transportes.
Com quase 20 anos de experiência, Silva traz uma sólida trajetória corporativa, que inclui o desenvolvimento e a implementação de estratégias de sustentabilidade, gestão de portfólio, estudos de ciclo de vida, promoção de operações ecoeficientes e iniciativas de responsabilidade social. Antes de integrar o Grupo CCR, foi líder global de Sustentabilidade no Grupo Indorama Ventures e exerceu cargos de liderança na BASF e no Instituto Ismart.
Silva é graduada em biologia pela Universidade de Mogi das Cruzes e possui MBA em gestão de negócios e em gestão e tecnologias ambientais pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialização em sustainable capitalism & ESG pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.
Imagens: Divulgação