Novo papel transformador da loja física

A loja física mudou! Antes ela tinha o desafio de representar um estilo de vida, ou até mesmo trazer ao público ofertas imperdíveis. A nova loja física é um espaço onde uma marca explora uma nova direção, ideia, iniciativa ou conceito.

Estas novas lojas representam, mais que qualquer coisa, a marca, a empresa, seus valores e propósito, sua razão de existir!

Elas se destacam por apresentar o que a companhia tem de mais precioso, sua proposta de valor, sua visão de mundo. Uma nova abordagem na integração virtuosa de todos os canais que a empresa tem, permanentes ou pop-ups ou algo no meio, não importa…

Nós da consultoria da Gouvêa de Souza acabamos de apresentar um exemplo desse novo varejo físico que tivemos o prazer e o desafio em ajudar a criar esta nova abordagem, que redefine em sua plenitude o novo papel da loja física. O exemplo que trazemos até você é a nova loja da diversificada MULTILASER!

Pode até ser que você lembre da marca Multilaser, dos seus cartuchos de tinta para impressão ou até mesmo dos ‘gadgets’ de informática…

Uma coisa é certa, provavelmente você possui produtos da marca em sua casa…

A brasileira Multilaser, há mais de 25 anos no mercado, tem um portfólio incrível e amplo, e um dos motivos que animaram a empresa em abrir seu canal direto físico foi apresentar para o consumidor a sua amplitude de sortimento, entendendo o quanto a venda indireta pode se beneficiar com essa atitude, pois terá a oportunidade de revender produtos que tiveram aceitação no canal direto sem o ônus necessário de ser precursor nos lançamentos, que são mensais no caso desta empresa.

Design arquitetônico (WHOW!) encantador, capaz de chamar atenção de qualquer um que tenha uma queda por inovação com descontração, extremamente conveniente com tudo que facilita a vida de quem compra ou simplesmente tem interesse em conhecer os produtos e tecnologias que estão atraindo mais e mais curiosidades, pilares da OMNICANALIDADE levados ao extremo, preços e promoções equiparados com o site, Compre&Retire à disposição, atendimento facilitado e sem filas, sem caixa, cuponagem para ofertas, os millennials vão adorar!

Lançamentos mensais daqueles itens mais desejados, troca de qualquer produto da marca mesmo que não comprado lá e endereçamento para assistência técnica própria buscando trazer 100% de satisfação para o consumidor. Um verdadeiro “case” para o varejo se inspirar.

Para que tudo isso acontecesse foi necessária uma revisão ampla em termos de tecnologias, processos e pessoas, um trabalho complexo na retaguarda, para ser simples aos usuários.

A loja, que acaba de nascer no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, tem como missão fortalecer a marca, ser um ponto de apoio para consumidores, parceiros comerciais e ser mais uma unidade de negócio desta empresa multifacetada.

A indústria que inova cria parceria com os seus canais e se torna mais relevante em todas as frentes e exponencia o seu poder de atração. Os tabus do passado sobre conflitos com parceiros comerciais estão desaparecendo e caindo por terra…

Para a indústria o valor está na relação com o cliente e não mais na oferta do produto.

A marca só se torna relevante se estiver e fizer parte da solução da necessidade do cliente.

A indústria percebe que a aproximação direta é capaz de gerar vínculos que aproximam a relação com seus consumidores, gerando um círculo virtuoso onde todos ganham: clientes, parceiros comerciais e a marca. Quando expostas tão somente através do canal indireto, esse vínculo muitas vezes não consegue ser estabelecido por longo prazo.

Os fabricantes enxergam cada vez mais o canal direto como oportunidade de fortalecimento, aproximação com o público e um espaço para aprendizado.

NOTA: A GS&Consult, consultoria de negócios do Grupo GS& Gouvêa de Souza, atua da estratégia a operação. Adotamos o modelo “agile” de atuar e entregar nossos projetos. Através de “sprints” pré-determinados e validação com nossos clientes a cada etapa, considerando a volatilidade do mercado e novas demandas, cada projeto evolui se adequando ao mercado até a entrega final totalmente aderente as necessidades do negócio.

* Imagem reprodução

Sair da versão mobile