A MOL, empresa de impacto social no país, anunciou um de seus principais projetos do ano, o reposicionamento da Sorria. A publicação da revista sobre saúde e bem-estar é realiza em parceria com a RD-RaiaDrogasil. O lucro das vendas é revertido para 23 organizações sociais que buscam ampliar o acesso à saúde no Brasil, como o GRAAC e a Turma do Bem.
Após 15 anos no formato de revista, vendida em checkouts de farmácia, a Sorria passa a ser uma coleção de livro. O foco principal das novas publicações será com foco em saúde-integral, bem-estar, prevenção e qualidade de vida.
O primeiro livro da série, “Lembretes para uma vida melhor”, conta com uma tiragem de 550 mil exemplares. A quantia é equivalente a mais de quatro vezes a venda do livro mais vendido do Brasil em 2022, segundo dados da Nielsen/PublishNews. A expectativa da MOL é que a primeira edição gere 1,5 milhão de reais em doações para organizações dedicadas à saúde.
O projeto também prevê que 5% do valor arrecadado seja destinado à compensação da emissão de carbono gerada pela produção da edição. Essa iniciativa será feita via restauração florestal realizada em parceria com a ONG ambiental SOS Mata Atlântica. Outros 5% serão encaminhados ao Instituto Mol, braço social do Grupo MOL.
Rodrigo Pipponzi, cofundador do Grupo MOL, destacou que o propósito é incentivar a sociedade a desenvolver uma cultura de doação. “Trabalhamos para que os brasileiros vejam a escolha de causas sociais como um ato político, que beneficia o coletivo”, completa. Desde sua criação, a MOL já destinou, através de parcerias com o varejo, aproximadamente R$ 60 milhões para ONGs e instituições da sociedade civil.
Momento
Atualmente a empresa conta com 15 grandes varejistas como parceiros. Entre eles estão RD (empresa que controla Raia e Drogasil), Petz, Pernambucanas, Riachuelo, Marisa, Vivara, Telhanorte, Ri Happy e PBKids. Somadas, essas 15 empresas possuem 7 mil pontos físicos, onde são vendidos os produtos desenvolvidos pela MOL. Para 2023 a empresa deve lançar 11 novos projetos.
A escolha por parcerias com grandes varejistas é parte da estratégia da companhia, principalmente pela estrutura logística e capilaridade do setor. No modelo de negócio desenvolvido por Roberta e Rodrigo, os varejistas não têm custos diretors. O desenvolvimento das publicações, treinamento dos colaboradores e acompanhamento de vendas são feitos pela equipe da MOL.
Para Roberta Faria, cofundadora do Grupo Mol, a relação com as varejistas é um modelo de ganha-ganha. “O varejista ganha ao aliar sua marca a uma causa que lhe é pertinente. O consumidor ganha ao levar para casa um conteúdo relevante e de qualidade. E as organizações recebem recursos financeiros que são fundamentais para a prestação de serviços, que são essenciais para a sociedade”, explica.
Imagem: Divulgação/Carol Siqueira