A história por trás do novo café com azeite da Starbucks

Novidade acaba de ser lançada na Itália e chega aos Estados Unidos nas próximas semanas

No ano passado, o empresário Howard Schultz, CEO da Starbucks, estava viajando pela Sicília, na Itália, quando conheceu o costume mediterrâneo de se tomar uma colher de azeite todos os dias. Ele começou a desfrutar de uma colher do azeite extravirgem da marca Partanna como parte de seu ritual diário e teve a ideia de experimentá-la junto com uma xícara de café. Nasceu ali o conceito da linha de bebidas Starbucks Oleato.

A linha de café com azeite acaba de ser lançada na Starbucks Reserve Roastery de Milão e em outras lojas da Itália e chegará à Califórnia, nos Estados Unidos, nas próximas semanas. No final deste ano, mercados selecionados no Japão, Oriente Médio e Reino Unido também lançarão as bebidas.

“Fiquei absolutamente impressionado com o sabor e a textura únicos criados quando o azeite extra virgem Partanna foi infundido no café Starbucks”, conta. “Tanto nas bebidas de café quentes quanto nas frias, o que produziu foi um sabor inesperado, aveludado e amanteigado que realçou o café e permanece lindamente no paladar”, diz Schultz.

Azeitonas doces e amanteigadas

Schultz trouxe a descoberta de volta para Seattle, nos EUA, e para a equipe de desenvolvimento de bebidas da Starbucks. O primeiro passo de Amy Dilger, principal desenvolvedora da rede de cafeterias, foi aprender sobre as azeitonas e sua profunda conexão com a cultura italiana.

Amy Dilger conversou com os agricultores familiares por trás do azeite extravirgem Partanna, que cultivam antigas oliveiras em seu rico solo siciliano há quatro gerações. Ela aprendeu como as azeitonas são colhidas e prensadas a frio em poucas horas para preservar seu sabor extraordinário. O azeite é feito com as azeitonas Nocellara del Belice, também chamadas de Castelvetrano.

“Conforme aprendi sobre o azeite extravirgem Partanna, continuei vendo coisas que me lembravam o café Starbucks, especificamente como o terroir, a origem e as variedades contribuem para o sabor e a textura únicos”, diz Amy Dilger.

Ela comenta que as azeitonas são doces e amanteigadas. “Penso em todos os caramelos amanteigados que misturamos com nosso café. Essa riqueza amanteigada e suave combina tão bem com o nosso café.”

Experiência nova e luxuosa 

Amy Dilger começou a fazer testes em sua cozinha, infundindo o azeite extravirgem Partanna com algumas de suas bebidas de café favoritas para criar uma experiência nova para a Starbucks. “A infusão é muito importante. Quando você infunde o azeite de oliva extravirgem Partanna cozinhando-o ou agitando-o com leite de aveia, ele cria uma experiência luxuosa e textural semelhante ao leite integral”, diz a desenvolvedora.

As cinco bebidas Oleato são Caffé Latte, Iced Cortado, Golden Foam Cold Brew, Deconstructed e Golden Foam Espresso Martini.

A Starbucks tem ciência do inusitado da combinação. “Mas a prova está no copo. Em mais de 40 anos, não consigo me lembrar de um momento no tempo em que tenha ficado mais empolgado, mais entusiasmado que demonstre o orgulho, a qualidade, a paixão, a herança e a arte do que a Starbucks pode fazer”, garante Howard Schultz.

Imagens: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist