Plataforma online permite integração entre livrarias, editoras e clientes

O mercado editorial no Brasil foi um dos mais abalados pela crise econômica. Apesar da pesquisa Painel de Vendas dos Livros no Brasil 2017, realizada pela Nielsen BookScan, ter detectado, nesse último mês de janeiro, um crescimento de 6,15% no faturamento, não é momento de comemorar. Afinal, foram dois anos de forte queda: em 2015, o recuo havia sido de 7% e, em 2016, de 9,2%. Ainda segundo o IBGE, o número de livrarias no país reduziu quase 10% entre 1999 e 2014.

Procurando soluções, duas empresas se uniram em parceria. Com investimento de cerca de 400 mil reais, a Clic Sistemas, responsável pela gestão do software Winbooks e a Catavento Distribuidora, da área de distribuição nacional, estão lançando a plataforma B2C2B, solução online que permite a integração ao sistema de logística e catálogo de mais de 70 mil títulos de 400 editoras, retirados do cadastro da distribuidora.

O objetivo da ferramenta é aumentar o faturamento das livrarias e editoras, reduzindo processos, podendo representar uma economia de até 42% no custo logístico e administrativo.

O sistema integra de forma automatizada a plataforma Clic com a distribuidora Catavento, que ficará responsável pelos processos que antes ficavam à cargo da livraria, como o gerenciamento de pedidos, a entrega dos itens por correio, a administração de estoque, a conferência das mercadorias, entre outros. A distribuidora atenderá os pedidos gerados automaticamente pela loja online, desenvolvida para o cliente de duas formas: entrega dos itens em loja para os clientes que assim o desejarem, ou através de operação logística com envio pelos correios. Existe ainda a possibilidade de trabalhar com um estoque virtual, já que o espaço físico nas lojas é escasso. Os clientes realizam os pagamentos diretamente às livrarias, que tem acesso a dados, como: termos pesquisados, taxa de abandono de carrinhos, número de pedidos, status de pedidos, ticket médio, categorias de maior interesse, entre outras informações que permitirão a análise de comportamento do cliente.

Em um cenário onde o público encontra com mais facilidade o livro desejado pela internet do que presencialmente, a plataforma vai ajudar o consumidor que quer encontrar um título de catálogo de forma mais rápida. Esse projeto volta a dar competitividade para as livrarias porque as insere na tendência de forma de compra dos consumidores, além de dar um posicionamento digital a elas. Assim, se reforça o elo entre consumidores e livrarias”, diz Wendel Almeida, gerente comercial da Catavento Distribuidora.

A primeira loja online lançada pela parceria foi a da Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro. A previsão é chegar a 40 clientes entre editoras e livrarias até o fim do ano (entre B2C e B2C2B).

*Imagem reprodução

Sair da versão mobile