Consolidar um e-commerce de sucesso no Brasil: esse foi o objetivo da GoPro, empresa de câmeras e acessórios, quando mirou a transformação digital de seu site de vendas no país. A marca queridinha dos amantes de fotografia realizou a integração de sua plataforma de vendas que opera com a VTEX e o Protheus, um dos principais sistemas ERP da Totvs, em parceria com a Digibee – principal iPaaS (Integration Platform as a Service) do mercado que conecta grandes empresas ao mundo digital.
Observando o comportamento do consumidor durante a pandemia, a GoPro notou que era importante trazê-lo mais para perto. Com o boom de compras online, modelo favorito de 64% dos brasileiros conforme pesquisa da NZN Intelligence, a empresa precisava garantir um tempo de entrega menor, com custos de frete e impostos viáveis ao cliente final.
Para atingir isso, em meio ao lockdown, foi criado o site brasileiro da marca, mas a empresa percebeu que ainda tinha um desafio: a integração entre os sistemas de vendas, pagamentos e de envio e gestão segura da base de clientes.
“Em 2020 lançamos o GoProBR.com, e-commerce nacional oficial da GoPro no Brasil, com intuito de aproximar a marca do cliente brasileiro. No começo das operações não havia um sistema que fizesse a integração entre a plataforma de vendas e o ERP, a operação de envio do produto desde a compra até o warehouse era manual. Chegamos a digitar 2 mil pedidos manualmente, dá para acreditar? Estávamos em busca de uma empresa que fizesse o projeto de integração de micro serviços de forma rápida e foi quando conhecemos a Digibee. Já nos primeiros contatos sentimos que a parceria seria de sucesso”, comenta Bruna Rodrigues, gerente de e-commerce da BR Partners da GoPro.
A parceria com a Digibee foi iniciada em 2022, mesmo ano em que o site da GoPro Brasil teve um crescimento em receita de 185% em relação ao ano anterior. Além disso, neste mesmo ano, a GoPro vendeu 134% a mais de câmeras que em 2021. Com a integração, o prazo de entrega caiu em 75% e clientes passaram a receber seus itens em até três dias úteis. Pedidos digitados com erros também diminuíram.
“As integrações que realizamos com a nossa plataforma low code para clientes como a GoPro geram curvas de aprendizado rápidas e facilita o processo de desenvolvimento e operação, tudo com muita segurança. Estamos apoiando nossos clientes a serem mais digitais, atingindo uma capacidade de inovação muito maior. Em um cenário de transformação digital e competição acirrada por espaço no mercado, os negócios precisam se adequar com boas estratégias e agilidade às novas demandas, adotando soluções modernas para aumentar e sustentar a performance. Ficamos muito contentes em ajudar a GoPro, uma marca tão conhecida dos brasileiros, a dar este importante passo”, afirma Marcelo Silva, VP Latam da Digibee.
“O varejo mudou e as empresas de todos os segmentos precisam olhar para o futuro desse segmento. A omnicanalidade demanda uma integração física e digital robusta, preparada para vendas em grande escala e que funcione de forma justa para o consumidor final. O número de sistemas e APIs que surgem dia após dia precisam ser revistos e melhor desempenhados e esse é o papel da Digibee. Integramos todas as conexões necessárias para que nossos clientes parceiros possam evoluir suas vendas”, conclui o executivo.
Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock