Apesar de ser uma cidade turística, que recebe anualmente uma quantidade de visitantes que supera a quantidade de habitantes e que movimenta bilhões de reais, os resultados do mercado de varejo na cidade do Rio de Janeiro ainda sofrem e ficam abaixo das médias nacionais. Por que, será? Primeiro é importante entender o que o consumidor, seja ele turista ou morador da cidade, busca ao visitar uma loja e realizar suas compras.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box demonstra que experiência e o desejo de poder sair da loja com o produto em mãos estão no topo na lista das expectativas dos consumidores. Paralelo a isso, preços altos espantam clientes das lojas, fazendo com que busquem melhores preços nas compras online, seguido de uma experiência ruim durante o atendimento. E como foram os último cinco atendimentos que recebeu nas lojas da Cidade Maravilhosa?
A boa notícia é que 67% dos entrevistados concordam que comprar online não substitui totalmente a experiência das lojas físicas e que um a cada quatro consumidores simplesmente escolhe comprar em lojas físicas, porque deseja ser atendido por uma pessoa real durante a sua compra. Ou seja, oferecer uma experiência memorável nesse momento, que na maior parte das vezes é de lazer, tende a resultar em performances mais positivas.
O gerente de loja tem um papel fundamental de treinar continuamente seu time de vendas e atendimento para entregar uma experiência de compra memorável. Faz parte desse processo deixar todos a par das ações de omnicanalidade da empresa, de forma que o cliente tenha realmente uma experiência multicanal integrada e fluida.
Inclusive, durante a pesquisa, 84% dos entrevistados ressaltaram suas preferências por lojas físicas e integradas. E a maior parte dos entrevistados afirmou já ter usufruído das facilidades e conveniências das práticas omnichannel:
A competitividade entre lojas físicas e e-commerce exige a implementação de tecnologias que melhorem a experiência do cliente e a eficiência operacional, gerando real integração entre todos os canais da marca.
Adaptação às mudanças do mercado, análise e previsibilidade de preços e promoções, exposição de produtos, organização, layout e comunicação das lojas, assim como conhecer o cliente e oferecer melhor experiência em uma cidade que valoriza simpatia, conexão e contato humano, por meio de um time plenamente preparado, são premissas essenciais para um gerente de loja que está em busca de aumentar seus resultados de vendas.
Breve resumo da performance do setor e oportunidades de crescimento
De acordo com pesquisas realizadas pelo CDL Rio (Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro) e pelo Sindilojas Rio (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro), a cidade do Rio vem demonstrando ao longo dos anos uma performance inferior de resultados, quando comparado às médias nacionais. Confira os resultados de vendas e consumo a nível nacional e as médias percentuais da cidade do Rio nos últimos 4 anos:
O ano de 2024 teve um início positivo em janeiro, com pequena queda nos meses subsequentes, mas mantendo um resultado otimista para o trimestre. Setores como tecidos, vestuário e calçados, móveis e eletrodomésticos, equipamentos e materiais de escritório e artigos de uso pessoal e doméstico foram os principais responsáveis por alavancar os resultados em janeiro.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) os resultados apurados até abril de 2024 continuam sendo positivos e apresentando crescimento.
Confira os pontos percentuais de crescimento do comércio varejista quanto ao volume de vendas em abril de 2024 em todo o território nacional:
E faça o comparativo das médias nacionais com a performance no estado do Rio de Janeiro:
Apesar de a média do estado estar abaixo da média nacional, o cenário de mercado mostra-se otimista.
É preciso saber aproveitar as oportunidades de turismo, grande circulação de pessoas na cidade de forma frequente e as preferências de um perfil de consumo focado na experiência e conveniência. Seus gerentes de loja e times de vendas estão preparados para cumprir com essa missão?
Um breve panorama da oportunidade de mercado na cidade do Rio de Janeiro impulsionado pelo turismo
O Rio de Janeiro é uma cidade que atrai milhares de turistas nacionais e internacionais durante Carnaval e Réveillon (que sãos os períodos de pico), além dos períodos tradicionais de férias e grandes eventos que acontecem na cidade, como o Rock In Rio e shows gratuitos e icônicos na Praia de Copacabana, como o da Madonna, e que atraem turistas de todos os lugares. Levantamento divulgado pelo Fecomércio do Rio indica que os gastos de turistas na cidade superaram os R$ 2,3 bilhões somente no período do Carnaval desse ano.
Pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional listou as 100 melhores cidades para se visitar no mundo e o Rio de Janeiro ocupou o 66º lugar no ranking (além do Rio, a outra cidade brasileira citada foi São Paulo, que ocupou a 54ª posição).
Uma cidade com um pouco mais de 6 milhões de habitantes (segundo o último censo do IBGE realizado em 2022) recebeu cerca de 6 milhões de turistas estrangeiros em 2023 que deixaram na cidade R$ 34 bilhões. A meta para 2025 é chegar a 8 milhões de visitantes estrangeiros na cidade.
Liderança e times de vendas e atendimento estão preparados para aproveitar toda essa onda de oportunidade e contribuir para os bons resultados do negócio?
Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da One Friedman
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo
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