O Banco Central anunciou, na noite desta sexta-feira (27), o adiamento da terceira fase do Open Banking. O processo, que teria início em 30 de agosto, agora vai começar apenas em 28 de outubro de 2021.
“Atendendo a demanda da estrutura responsável pela governança da implementação do Open Banking no País, o Banco Central, por meio da Resolução BCB no 133/2021, alterou a data de início da implementação do compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento Pix (escopo inicial da Fase 3), de 30 de agosto para 29 de outubro de 2021”, disse a instituição, em nota.
Segundo o BC, o pedido decorreu da necessidade de ajustes nas especificações técnicas, que comprometeram o prazo para realização de testes para a certificação das instituições.
“O Banco Central reforça o seu compromisso para que o Open Banking alcance os seus objetivos, de forma segura e efetiva para os clientes das instituições participantes, permanecendo vigilante no processo de sua implementação”, complementa o comunicado.
Etapas do Open Banking
O Open Banking começou a ser estabelecido gradualmente e com consentimento dos usuários, que podem escolher quais dados, por quanto tempo e entre quais instituições compartilhar. A partir do dia 30 de agosto, seria possível fazer pagamentos pelo Pix usando o Open Banking, o que permitiria que essas transações fossem feitas pelos chamados iniciadores de pagamento, que podem ser aplicativos de compras ou até de mensagens.
A fase 4, de compartilhamento de dados sobre produtos e serviços, continua com data prevista para 15 de dezembro de 2021.
De acordo com a regulamentação estabelecida pelo Banco Central, é obrigatória a participação no sistema de todas as grandes e médias instituições financeiras do País.
Mais informações sobre o sistema, cronograma de implantação e instituições participantes estão disponíveis em uma página criada pelas instituições participantes.
Com informações da Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil