Uma pesquisa da plataforma Alloyal, especializada em soluções tecnológicas, revelou que os programas de fidelidade, que fazem parte das estratégias das marcas que visam engajamento, fazem mais sucesso com os consumidores às sextas-feiras. E com um ticket médio de R$ 219,89, mais que o dobro do valor registrado no dia menos aquecido da semana, domingo (R$ 71).
Outro dado interessante é que o final da manhã (entre 10h e 12h) é o período com maior volume de consumo, tanto em quantidade quanto em valor. O período noturno, entre 20h e 21h, também se destaca. “Ajustar as campanhas de comunicação para esses horários pode contribuir significativamente para o sucesso do programa de fidelidade, garantindo que as ofertas cheguem aos clientes no momento mais oportuno”, sugere o estudo da Alloyal.
A plataforma entende que o estudo oferece ao mercado dados para auxiliar marcas no desenvolvimento de estratégias que reforcem o relacionamento com seus clientes, indo além do momento da compra.
Os dados presentes no relatório foram coletados a partir de uma amostragem de comportamento de 5 mil usuários dos programas de fidelidade geridos pela Alloyal, abrangendo o período de janeiro a junho de 2024.
Grandes datas do comércio
As grandes datas para o comércio também têm impacto significativo no consumo de usuários em programas de fidelidade e aliadas a um calendário de campanhas podem potencializar a comunicação com os clientes.
O Dia dos Namorados é o maior destaque, com 68,7% dos benefícios de programas de fidelidade em junho sendo utilizados para presentear nessa data. No Dia do Consumidor (março), a participação chega a 75%.
Quais são os preferidos?
Entre os produtos mais consumidos pelos usuários de programas de fidelidade, os eletrodomésticos lideram, representando 61,7% do volume de dinheiro gasto. Viagens e turismo aparecem em segundo lugar, com 14%, seguidos por artigos de moda, farmácia, beleza e bem-estar, esporte e fitness, supermercado e celulares.
Na avaliação de Aluísio Cirino, CEO da Alloyal, com os dados da pesquisa, as marcas podem investir em estratégias personalizadas de comunicação, que atendam aos desejos e necessidades dos consumidores. “Dessa forma, podem não apenas fidelizar seus clientes, mas também transformar essa fidelidade em um diferencial competitivo”, destaca o executivo.
O estudo completo pode ser acessado por esse link.
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