Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Petrobras: Produção de óleo e gás sobe 8,8% no 3º trimestre

No pré-sal, foram extraídos em média 1,872 milhão de bpd de julho a setembro, alta de 16,3% ante o terceiro trimestre de 2022

Redação de Redação
27 de outubro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Petrobras conclui leilão para primeira reciclagem verde de plataforma

A Petrobras fechou o terceiro trimestre do ano com produção média de 2,877 milhões de barris diários de óleo equivalente (boe, petróleo e gás natural), uma alta de 8,8% na comparação com o mesmo trimestre de 2022.

Em relação ao segundo trimestre deste ano, houve alta de 9,1%. As informações constam no relatório de produção da companhia, divulgado nesta quinta-feira, 26.

Segundo a Petrobras, as altas no trimestre foram impulsionadas, principalmente, pelo melhor desempenho operacional das plataformas do pré-sal e do menor volume de perdas por paradas e manutenções, além do “ramp-up” das plataformas P-71, no campo de Itapu, FPSO Almirante Barroso, no campo de Búzios e FPSO Anna Nery, no campo de Marlim.

A produção comercial de óleo e gás foi de 2,537 milhões de boe/d, alta de 8,9% ante o terceiro trimestre de 2022, e alta de 9,7% contra os três meses imediatamente anteriores.

A produção de petróleo foi de 2,318 milhões de barris por dia (bpd) no terceiro trimestre deste ano, 9,6% maior do que no terceiro trimestre de 2022. Já em relação ao trimestre até junho, a alta foi de 10,3%.

A produção de gás natural totalizou 525 mil boe/d, alta de 6,3% na comparação com um ano antes, e mais 4,8% em relação ao segundo trimestre de 2023.

No pré-sal, foram extraídos em média 1,872 milhão de bpd de julho a setembro, alta de 16,3% ante o terceiro trimestre de 2022 e mais 9,6% contra o segundo trimestre deste ano.

Produção de derivados

A produção de derivados da Petrobras subiu 4,5% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, para 1,829 milhão de barris por dia (bpd). A produção de diesel avançou 7,5%, para 749 mil bpd, enquanto a produção de gasolina aumentou 8,4%, para 424 mil bpd. Já as refinarias da Petrobras encerraram setembro com fator de utilização (FUT) de 96%, ante 88% no mesmo período do ano passado.

“Esse aumento de produção decorreu da maior utilização das refinarias, resultando em incrementos de 3,0 p.p. de FUT em relação ao segundo trimestre de 2023 e 8,0 p.p. se comparado ano contra ano. Essa maior utilização e a disponibilidade operacional das refinarias possibilitaram aumento da produção de diesel e gasolina, ao mesmo tempo que a otimização operacional incrementou a produção de asfalto e reduziu a produção de óleo combustível”, disse a empresa em nota.

Segundo a companhia, no terceiro trimestre a empresa avançou com o plano de comercialização do Diesel R5 (diesel com 5% de conteúdo renovável) no âmbito do programa BioRefino, registrando venda recorde de 8,3 milhões de litros em setembro.

Adicionalmente, estabeleceu parceria comercial para fornecimento deste produto, contribuindo com o desenvolvimento do mercado na direção da economia de baixo carbono.

Com informações de Estadão Conteúdo (Denise Luna e Gabriel Vasconcelos)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Oxxo desembarca no litoral de São Paulo seguindo plano de expansão

Próxima Postagem

Em manifestação pós-demissão, Serrano diz que enfrentou na Caixa desafio de ser mulher no poder

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária
Economia

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.
Indústria

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Caixa

Em manifestação pós-demissão, Serrano diz que enfrentou na Caixa desafio de ser mulher no poder

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.