Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Para repensar os impactos que vêm da China na economia, consumo e no varejo – Parte 3

Momentum nº 1.043

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
27 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Cidades da China flexibilizam regras para aquisição de imóveis para impulsionar setor

“O que acontece na China definitivamente não fica na China. E isso é razão para que se busque conexão mais próxima e constante com esse país que já é a maior economia do mundo no critério PPP – Paridade de Poder de Compra –, está pisando firme no acelerador do consumo interno e avançando para levar suas práticas e conceitos a outros países e regiões. Em especial para quem atua nos setores de Varejo, Consumo, Tecnologia, Digital, Inteligência Artificial, para não falar no Agro e nos diversos setores industriais e de serviços. Mas sem esquecer questões políticas e institucionais e seus impactos positivos e negativos em outras realidades.”

Uma das estratégias globais importantes e recentes da China é a New Silk Road Initiative, programa lançado em 2013, completando dez anos agora, para ampliar o seu poder de influência especialmente em economias emergentes. A finalidade dele seria assegurar mercado para seus produtos e conceitos, ao mesmo tempo em que ampliaria seu protagonismo político nas relações bilaterais com esses países. Os investimentos e empréstimos da China à Argentina são um bom exemplo disso.

Esse movimento se tornou ainda mais importante à medida que o bloqueio tecnológico e comercial norte-americano sobre a China cresceu de importância e envolveu também países mais alinhados econômica e politicamente aos Estados Unidos.

Esse projeto tinha orçamento anunciado de US$ 900 bilhões e era nominado como China’s Belt and Road Initiative (BRI), mas também ficou conhecido como New Silk Road com a ambiciosa visão de ser um instrumento estratégico para expansão e crescimento de exportações com integração logística, alianças de negócios e reposicionamento das relações diplomáticas.

Passada uma década, um balanço simplista mostra que os investimentos foram “overestimados”, assim como os resultados esperados, enquanto os problemas a serem enfrentados foram subestimados.

Tudo isso determina que o programa seja ajustado e já se discuta a Belt and Road Initiative 2.0, com objetivos similares, porém considerando de forma distinta as dívidas não pagas pelos países e empresas e o que foi gerado de corrupção no processo que comprometeu os objetivos e investimentos iniciais.

Na visão mais atual, haverá redução nos investimentos com taxas de juros zeradas pelo Ministério da Economia da China e mais direcionamento por meio de instituições financeiras multilaterais.

Nessa nova versão, é possível que África e América Latina tenham uma redução de foco por conta dos riscos de crédito nos negócios e países dessas regiões, mas é estimado que esse novo ciclo gere recursos adicionais totais da ordem de US$ 100 bilhões. Bem mais realista do que o que foi antes anunciado.

Nesse novo momento, dois elementos devem crescer de importância na alocação de investimentos e envolvem os temas digitais e de sustentabilidade.

Esses fatores estão em linha com o que pudemos observar sendo aplicados na própria China, na expansão do consumo e do mercado interno ao privilegiar Educação, Tecnologia e Digital como fatores críticos na continuidade de seu reposicionamento estratégico e no estímulo ao aumento das exportações. E com uma menor ênfase no setor imobiliário e de construção, algo que caracterizou os períodos anteriores.

Da forma como se possa enxergar e entender a realidade em transformação na China, é importante considerar seus impactos em outras economias, e, no caso do Brasil, pelo fato de aquele ser o maior e mais importante parceiro do País no comércio bilateral.

Mas também porque os esforços de ampliação das exportações e negócios bilaterais envolvendo consumo trazem e trarão ainda mais conexões e é razoável prever seus impactos nos mais diversos setores, do automobilístico à moda, dos alimentos ao material de construção e acabamento, dos eletrônicos aos calçados, sem falar na tecnologia, no digital, no cross border e outros mais.

Tornou-se ainda mais relevante criar proximidade e conhecimento para avaliar impactos no presente e no futuro, considerando todo o redesenho político, econômico e estratégico no reconfigurado cenário global, avaliando seus impactos na nossa realidade envolvendo consumo e varejo. E pode e deve ser motivo para novas visões no mesmo momento que assistimos à retomada da economia norte-americana e aguardamos o ainda imprevisível resultado das eleições presidenciais por lá.

Bem-vindos ao admirável mundo novo. De novo.

Lições do Cotidiano

Era um final de um longo dia em Shanghai e que terminava em um jantar com o grupo do BTG que esteve conosco nesta viagem. Como não podia faltar um pouco de conteúdo, às vésperas do Singles’ Day contávamos com uma apresentação de ex-executivo sênior do Alibaba compartilhando tudo que envolvia os preparativos da empresa para fazer dessa data o maior faturamento em datas promocionais do mundo. Isso num restaurante ao lado do Bund, com sua vista espetacular e única.

Depois do jantar e de mais um longo dia “multifuso” – sintonizado nos horários e atividades locais e ao mesmo tempo também por aqui no Brasil -, uma caminhada ao longo do Bund para relaxar e “resetar” ideias e aprendizados.

Uma hora depois, a busca do táxi e uma complexa negociação “multidiomas” (mandarim, inglês e outras tentativas mais) para a corrida de volta ao hotel que começou em 100 yuans e ficou por 30. Deve haver um programa global de franquias para taxistas tentarem explorar estrangeiros.

Mas, no trajeto de retorno, terminada a difícil negociação, o clima mudou por iniciativa do próprio taxista. Usando o tradutor de seu celular, de forma quase inconsequente enquanto dirigia, quis saber sobre nosso país de origem, hábitos, família e também contava sobre sua própria realidade e expectativas.

Foram 40 minutos de aproximação multicultural digital que mostraram de forma direta e básica a crescente integração do país no mundo mais global, diferente do isolacionismo do passado, trocando informações e se conectando, quebrando barreiras e se aproximando em termos pessoais. O que até sensibilizou e justificou o acréscimo pago de 10 yuans como gorjeta.

Vivendo e aprendendo.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Feira de negócios movimenta setor pet no Nordeste nesta semana

Próxima Postagem

Emporio Fasano promove expansão e amplia agenda de experiências

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Emporio Fasano promove expansão e amplia agenda de experiências

Emporio Fasano promove expansão e amplia agenda de experiências

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.