O setor alimentício dos Estados Unidos (EUA) pode registrar uma redução de US$ 48 bilhões nos gastos dos consumidores até 2034. O principal fator para essa queda é o aumento da popularidade dos medicamentos GLP-1, que promovem a perda de peso por meio da supressão do apetite.
A informação foi divulgada no estudo “Getting to know GLP-1 users, a new type of consumer”, da KPMG, que projeta um crescimento anual de 29,6% no consumo global desses medicamentos até 2030.
O estudo estima que 3,5% da população americana, cerca de 13 milhões de pessoas, já utilizam medicamentos GLP-1. Desses, 31% afirmam que gastam menos com mantimentos mensalmente, enquanto 21% preveem uma redução no consumo calórico antes mesmo de iniciarem o uso da medicação.
“A grande preocupação da indústria de alimentos e bebidas é tentar prever como esse mercado vai se comportar nos EUA quando milhões de americanos diminuírem o apetite. O importante nesse momento é definir cenários prováveis e tentar entender como o portfólio de cada empresa pode ser repensado em termos de categorias, uma vez que as pessoas não vão deixar de comer e beber, mas vão buscar categorias diferentes e porções menores em relação às que consomem atualmente”, explica Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.
Oportunidade
O estudo também aponta que esse cenário pode ser uma oportunidade para o setor. Muitos usuários desses medicamentos buscam mudanças saudáveis no estilo de vida, como melhor nutrição e prática de exercícios.
“As empresas que conseguirem explorar essas mudanças de comportamento desses consumidores têm a oportunidade de aumentar a participação de mercado e desenvolver novas fontes de receitas”, acrescenta Gambôa.
A pesquisa identifica cinco perfis de consumidores que devem emergir nesse contexto:
– Cortador de calorias: reduz a quantidade de alimentos, mas mantém as mesmas categorias.
– Escolha saudável: substitui produtos por opções mais nutritivas e de menor caloria.
– Focado em categorias: busca exclusivamente a perda de peso, com mudanças mais significativas no comportamento de consumo.
– Premium: consome menos, mas mantém despesas altas ao optar por itens sofisticados.
– Consumidor de produtos básicos: além de reduzir o volume, diminui gastos gerais.
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