O programa de combate ao desperdício da rede de restaurantes McDonald’s arrecadou mais de 7 toneladas de alimentos para 33 ONGs em nove meses. A iniciativa foi realizada em parceria com a startup social Comida Invisível.
O projeto é realizado através da identificação e separação de ingredientes que perdem valor comercial por algum motivo, mas ainda contém qualidade para consumo. A quantidade de alimentos arrecadados é equivalente a 38 mil pratos de comida que foram direcionados para instituições dedicadas aos cuidados com pessoas em vulnerabilidade social.
Para tornar o projeto possível, novos processos e protocolos foram inseridos na dinâmica dos restaurantes para identificação, separação e conservação de itens que apresentam características fora do padrão comercial do McDonald’s, mas que estão em perfeitas condições para consumo.
Na empresa, os alimentos que podem ser destinados para a doação incluem pães, tomates, maçãs, carnes (bovina e de frango), pães de queijo, croissant, tortinhas e casquinhas de sobremesa.
“Apostamos no potencial da iniciativa para fazer a diferença, por isso investimos quase um ano de estudos para estruturar um programa escalável e que possa chegar a cada vez mais restaurantes. Pudemos celebrar um grande avanço neste ano, mas é apenas o começo”, afirma Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados no Brasil.
O engajamento dos funcionários é um fator importante para o sucesso da iniciativa. Os colaboradores dos restaurantes participantes recebem treinamentos e um guia com orientações sobre os processos, refletindo na iniciativa os mesmos cuidados com qualidade e segurança do alimento tradicionais das cozinhas do McDonald’s.
ESG
A Merco, monitor empresarial de reputação corporativa, divulgou a nona edição do ranking Responsabilidade ESG, que apresenta as 100 empresas com a reputação mais bem avaliadas por suas atuações nos âmbitos ambiental, social e de governança no Brasil.
Na lista deste ano, o McDonald’s reforçou sua liderança no setor de restaurantes, sendo a única rede do foodservice presente no top 100. A empresa figura no 24º lugar do ranking geral, registrando um dos maiores crescimentos dessa edição, com um salto de 40 posições em relação ao ano anterior.
Neste ano, a Merco também apresentou as empresas que se destacaram nas práticas de cada um dos pilares do ESG, com o objetivo de proporcionar uma avaliação ainda mais precisa sobre a reputação de cada companhia. No ranking Environmental (E), voltada para o meio ambiente, o McDonald’s conquistou a 10ª colocação, fechando o top 10 junto a grandes empresas do varejo, tecnologia e bens de consumo.
Imagem: Shutterstock