A Scanntech, plataforma de soluções que usa inovação e inteligência de dados para impulsionar o varejo e indústrias de bens de consumo, acaba de anunciar a expansão de sua atuação no e-commerce, passando a permitir uma visão integrada do varejo brasileiro. Dentro do segmento, a empresa já conta com uma cobertura de 81% do mercado digital de alimentos, beleza e saúde – de acordo com estimativa do mercado total da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
“Estamos transformando o mercado ao conectar a indústria e o varejo digital, auxiliando na logística, sortimento e planejamento promocional de forma estratégica e assertiva”, revela André Biselli, head de E-commerce da Scanntech Brasil. O executivo garante que a empresa busca replicar no digital a robustez de dados já consolidada no varejo físico – hoje são mais de 45 mil PDVs conectados e R$ 763 bilhões lidos ao ano.
A expansão no comércio digital permite à Scanntech identificar padrões de consumo distintos entre os canais físico e digital. Produtos vendidos exclusivamente online, como pacotes maiores, exemplificam como os hábitos de compra diferem entre os ambientes. “É fundamental que o varejo e a indústria utilizem dados para decisões mais inteligentes, reduzindo perdas e otimizando investimentos”, completa Biselli.
Promovendo a conveniência de adquirir e receber produtos frescos diretamente em suas casas, o canal teve um crescimento expressivo de 30% em 2024, e é esse cenário que tem impulsionado tanto varejistas tradicionais, quanto startups a investirem na expansão de suas operações digitais.
Com essa nova capacidade, a empresa permite que varejistas e indústrias antecipem tendências de consumo e adaptem suas estratégias de maneira mais ágil. “No e-commerce, as decisões baseadas em dados são fundamentais para melhorar a experiência do consumidor, reduzir custos operacionais e aumentar a competitividade”, acrescenta Biselli.
A plataforma também oferece insights sobre produtos frequentemente adquiridos juntos e preferências regionais, além de proporcionar uma visão detalhada do comportamento de compra no ambiente digital.
Para o executivo da Scanntech, o mercado brasileiro de e-commerce está entrando em sua “terceira onda”, com o crescimento acelerado do segmento de alimentos e bebidas. “Estamos acompanhando a transformação do setor, em que o digital se consolida como um pilar estratégico para o varejo e a indústria”, finaliza Biselli.
Imagem: Shutterstock