De olho na agenda ESG e na economia circular, a Nestlé Brasil desenvolve uma iniciativa pioneira em suas operações no mundo: a recuperação de máquinas Nescafé Dolce Gusto que, até então, eram destinadas diretamente para descarte após a devolução por clientes do e-commerce. Desde a implementação do projeto, em 2022, a companhia evitou o descarte de 80% destes equipamentos, e economizou um total de aproximadamente de R$2,6 milhões.
Se antes as peças eram armazenadas e posteriormente seguiam para centros de reciclagem, agora passam por uma minuciosa revisão técnica e, após a análise da qualidade, as máquinas de Nescafé Dolce Gusto vão para uma seção de outlet na loja virtual, com descontos que chegam a até 30% do valor original. A cada ciclo de vendas, cerca de 600 máquinas são disponibilizadas e vendidas em poucos dias.
A solução para evitar o descarte das peças começou em 2021 após o centro de distribuição logístico da companhia, em Araçariguama (SP), constatar a armazenagem de mais de 20 mil equipamentos que aguardavam destinação para reciclagem. Ao identificar o motivo das devoluções, a equipe do CD viu uma oportunidade de inovar.
“Percebemos que um grande número de máquinas Nescafé Dolce Gusto devolvidas eram por arrependimento dos clientes por efetuarem uma compra por impulso ou por insatisfação com a cor, por exemplo. Dos 20 mil equipamentos acumulados ao longo do tempo, cerca de 40% estavam em perfeito estado e voltaram para o e-commerce após revisão. Outros 40% passaram por reparo simples e posteriormente foram oferecidos no outlet do site, e só 20% não puderam ser recuperados e foram devidamente reciclados”, revela Mariana Vilchez, gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.
A executiva reforça que as máquinas passam por rigorosas análises pela equipe de qualidade da Nestlé após a revisão técnica e voltam à venda apenas em estado ideal para uso, sem apresentar qualquer problema de funcionamento. “Todas as máquinas são testadas e higienizadas antes de entrarem novamente no site. Sinalizamos nas embalagens e no site que eles podem apresentar imperfeições estéticas, mas nada que prejudique o sistema operacional e impeça o uso. As caixas dos itens no Outlet são personalizadas, inclusive”, finaliza a executiva.
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