O e-commerce da Adidas nos Estados Unidos passou a sugerir combinações de roupas a partir da busca de apenas um produto individual. A solução tecnológica é chamada “Complete the Look”, e foi criada pela Findmine, empresa especializada em inteligência artificial. Antes desta modalidade ser implantada, as sugestões de combinação eram feitas manualmente pelos funcionários da companhia e não foram alcançados bons resultados.
Com a inserção manual, somente 10% dos itens pesquisados recebiam indicações de outros produtos. Com a utilização da inteligência artificial, todas as pesquisas são acompanhadas por sugestões.
A tecnologia é útil para ajudar o faturamento do e-commerce da marca a crescer. De acordo com a Adidas, o ticket médio “aumentou significativamente”, a partir do momento que os clientes passaram a receber sugestões de roupas feitas por inteligência artificial.
Antes da implementação definitiva da tecnologia, houve um período de testes, em que metade do tráfego do e-commerce recebia as sugestões feitas manualmente e a outra metade era direcionada para as combinações feitas por inteligência artificial. O período de testes durou seis semanas e revelou que os resultados melhores eram atingidos com as combinações criadas virtualmente.
Com a implantação definitiva da solução, o tempo gasto na ferramenta da loja virtual caiu 95%, mas a quantidade de produtos colocados no carrinho a partir das sugestões cresceu 960%.
“A Findmine nos ajudou a reduzir a quantidade de trabalho manual e nos ajudou a garantir que nossos produtos mais novos tenham vendas cruzadas a partir do dia 1, melhorando a conversão, o valor médio dos pedidos e a satisfação do cliente”, disse Brian Klavitter, diretor sênior da Adidas consumer experience.
* Imagem reprodução