A fabricante e varejista de móveis Ikea inaugurou neste mês um novo conceito de showroom no shopping center Jurong Point, em Singapura. Desenvolvido em parceria com a plataforma indiana de design de interiores Livspace, o Ikea Planning Studio tem uma área de 100 m² e foi montado como se fosse um apartamento, com cozinha, sala de estar e dormitórios de casal e infantil.
O “apartamento” é totalmente dedicado à elaboração de projetos de design e ao e-commerce e oferece uma série de serviços aos clientes, como consultoria com profissionais da área, personalização e renovação de produtos e espaços. A decoração e os móveis serão renovados periodicamente ao longo do ano.
Por meio da Livspace, os clientes têm acesso à SmartPhotos, uma ferramenta de visualização e planejamento que ajuda a imaginar e orçar novos projetos. Os clientes podem escanear qualquer cômodo da loja usando QR codes e alterar virtualmente os produtos e o estilo dos cômodos de acordo com suas preferências e orçamento. Como os produtos são atualizados automaticamente no SmartPhotos, o valor dos móveis e do espaço total também é atualizado em tempo real.
“O novo Ikea Planning Studio não é apenas mais uma loja Ikea, é o futuro do planejamento doméstico que atende a todos os proprietários e tamanhos de carteira. Junto com a Livspace, esperamos fornecer uma experiência mais acessível e personalizada com tecnologia, que permitirá aos clientes ter a casa dos seus sonhos. Com a atual situação econômica, isso é especialmente importante”, disse o diretor de Varejo da Ikea para Singapura e Filipinas, Jaap Doornbos.
O Ikea Planning Studio oferece pacotes prontos a partir de apenas US$ 9.900 com serviços de reforma e elaboração de projetos, além de móveis e acessórios da marca. Os clientes podem marcar encontros pessoais ou virtuais gratuitos com designers especializados.
“Como uma empresa que prioriza a tecnologia, buscamos revolucionar a maneira como o design de interiores e as reformas são feitas em Singapura e este lançamento é um primeiro passo crucial. Agora, serviços de design de interiores personalizados e confiáveis em todas as faixas de preço estarão disponíveis na pontas dos dedos dos consumidores”, disse o diretor da Livspace em Singapura, Ravindran Shanmugam.
Os resultados recentes dizem muito sobre as estratégias adotadas pela Ikea para limitar as perdas ocasionadas pela pandemia de Covid-19. A varejista de origem sueca faturou € 35,2 bilhões em 2020, uma queda de apenas 4% na comparação com o ano anterior.
No ano passado, as vendas pela internet da Ikea cresceram 60% e o e-commerce foi responsável por 18% dos seus negócios – o site registrou 3,6 bilhões de visitantes durante o ano, 1 bilhão a mais na comparação com 2019.
Recentemente, a empresa comprou um prédio em Paris, na França, em Rue de Rivoli. O espaço vai abrigar a primeira decoração da primavera deste ano. Essa loja, com mais de 2.900 m², vai vender 2.000 itens decorativos, bem como toda a gama de produtos oferecidos online.
Com informações do Global Retail News
Imagens: Reprodução/Facebook Ikea Singapura