De acordo com a mais recente edição do Termômetro ABAD NielsenIQ, estudo que detalha o desempenho do atacado distribuidor em relação ao faturamento, o setor acumulou crescimento de 13,2% em 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. Na comparação com dezembro do ano passado, a alta foi de 5,8%. Já em relação ao mês de novembro, o resultado ficou estável, com pequena queda de 0,3%.
“Tivemos, em 2023, uma caminhada desafiadora que superamos com resiliência e atitude, atingindo nossa expectativa de crescimento para o período. Para 2024, nossas perspectivas são positivas, e sabemos que precisaremos de criatividade e inovação para vencer os desafios virão”, diz Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.
Analisando os dados pelo varejo, segundo apuração da NielsenIQ, em 2023 as lojas de Autosserviço, Cash and Carry, Farma e E-commerce tiveram desaceleração em valor, mas, no geral, encerram o ano com crescimento de 10,8%.
O mês de dezembro contribuiu positivamente para a performance superior à média do ano. Isso porque o Natal de 2023, com menor impacto do repasse de preços, apresentou resultado quase 20% superior ao do ano anterior, período em que a pandemia de Covid-19 ainda impactava a economia geral.
Ao longo dos últimos 12 meses, os canais Cash and Carry e Farma se destacaram, apresentando, respectivamente, crescimento de 15% e 12% em valor e de 9% e 4% em volume. No caso de Cash and Carry, o aumento do número de lojas foi o principal motor do crescimento. Em dezembro de 2023, o e-commerce brasileiro deu um salto importante, chegando a quase 30% de crescimento em valor e se tornando também uma alavanca para impulsionar o cenário positivo do último mês do ano.
Termômetro ABAD NielsenIQ
O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações do questionário aplicado pela ABAD a cerca de 50 atacadistas e distribuidores apenas sobre o faturamento, traçando – sobre dados declarados – comparativos entre os períodos selecionados.
Os dados coletados são tratados com confidencialidade e utilizados única e exclusivamente para a consolidação mensal da pesquisa. Não há divulgação de dados individuais das empresas.
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