Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A IA executou, mas quem assina é você

Episódio 9: Entendendo onde termina a atuação da IA e onde começa a nossa

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
28 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Seguindo a série sobre potencialização das pessoas com a IA, eu e o Rob, meu companheiro de Inteligência Artificial, vamos abordar neste artigo um tema “quente” que envolve o limite de atuação da IA e o início do nosso.

A cada artigo vamos desvendando e nos aprofundando em mais uma gavetinha da IA para que possamos compreender como podemos contar com ela, de que forma e até que ponto.

O tema é quente porque é novo e estão pipocando artigos que trazem a público um viés preocupante, com percentuais altíssimos de perda de empregos. Hoje vou focar no viés positivo e alentador, que também existe. Podem confiar.

A IA já está atuando no dia a dia das empresas, entre outras tarefas, buscando dados, analisando-os, produzindo documentos, com grande velocidade e competência, e, acreditem, negociando contratos. É isso mesmo. Já existem ferramentas de negociação de contratos.

E a pergunta de 1 milhão de dólares é: você assina sem ler um contrato negociado pela IA?

Aqui chegamos no ponto positivo do nosso artigo. Grande parte das pessoas não assinam um documento produzido e negociado pela IA sem revisar.

Nessa etapa do funil, fica claro, pelo menos para mim e para muitos que eu pesquisei, que, por mais que a IA antecipe, acelere e adiante incrivelmente o nosso trabalho, ele não pode ser concluído sem a nossa participação.

Até aqui, obrigada IA; mas daqui para a frente, é conosco. Precisamos ler o contrato, ver as nuances e, muitas vezes, percepções particulares advindas da nossa bagagem de experiências, aprendizados e até mesmo da nossa intuição, que são os nossos ativos individuais que nos diferenciam de outros profissionais.

Como eu já trouxe em outros artigos, a IA está à nossa disposição para as tarefas pesadas e para aquelas que demandam análises em grandes volumes de documentos, por exemplo. São indiscutíveis a celeridade e a competência que ela agrega a nossa vida.

O que não nos exclui, muito antes pelo contrário, reforça e confirma, que ao final do trabalho exaustivo, a revisão, o olhar técnico e a assinatura com o “de acordo” são nossas responsabilidades, assim como o conteúdo.

A confiança depositada no nosso trabalho precisa ser garantida com a nossa participação direta. O contratado somos nós, e não a IA.

A IA da Benkyou está esperando por vocês. Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.

Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Inovação e resiliência: o futuro do varejo

Próxima Postagem

Varejo faz a diferença na filantropia e tem trunfo para engajamento de marca

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Do consumo à doação: como o varejo pode impactar o mundo com produtos sociais

Varejo faz a diferença na filantropia e tem trunfo para engajamento de marca

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.