A Medley, unidade de negócios responsável por genéricos e similares da Sanofi, instalou em sua sede, em São Paulo, cabines pensadas especialmente para cochilos. O objetivo é incentivar os colaboradores a realizarem uma pausa no trabalho, promovendo o bem-estar no ambiente corporativo, destacando a importância da qualidade do sono entre os funcionários e auxiliando no aumento da produtividade profissional.
De acordo com um estudo publicado pela NASA, a agência espacial americana, repousos de até 30 minutos ao longo do dia ajudam na produtividade, no aprendizado e na melhoria em relação à execução de tarefas. “Já ouvi de muitos workaholics, ou trabalhadores compulsivos, que dormir é perda de tempo, quando, na verdade, é cientificamente comprovado que quem tira pequenos cochilos de até 24 minutos no expediente, consegue ter um desempenho muito maior dentro do ambiente de trabalho”, afirma Paula Araujo, diretora da ABS (Associação Brasileira do Sono) e especialista em medicina do sono.
Chamadas “cochilódromo”, as cabines individuais possuem ambientação que favorece a chegada do sono: as camas têm formato especial que permitem relaxamento quase que imediato, a iluminação azul tem propriedade relaxante, o que ajuda a potencializar o cochilo e fones de ouvido com música clássica, new age ou sons da natureza podem ser opção para auxiliar na indução do sono. Para completar a experiência, travesseiros também são disponibilizados aos participantes. Os ciclos de cochilos podem ser de até 30 minutos e devem ser reservados por meio de aplicativo.
“Ainda existe muito estigma para falar de sono dentro das empresas. Nesse sentido, a companhia tem o principal objetivo de desmistificar que sono no trabalho é coisa de gente preguiçosa e, com isso, chamar a atenção para uma causa: conscientizar a população brasileira sobre a importância da qualidade do sono, por meio de experiências que contribuam para mudança de comportamento de milhares de brasileiros que sofrem com sintomas de insônia” afirma Fernanda Bacin, gerente de produtos da Medley.
A iniciativa foi feita em parceria com a startup ‘Cochilo’, primeira empresa brasileira que tem o objetivo de disponibilizar espaços para sonecas privativas em lugares públicos, a qual foi responsável por toda a estrutura do local. Para amplificar a ação, a agência Havas Life assina campanha de comunicação, com peças que serão veiculadas na empresa com o objetivo de alcançar todos os colaboradores.
Os benefícios da soneca ao longo do dia não param por aí. Estudos apontam também que os cochilos auxiliam na melhora da performance cognitiva, melhora o sistema imune, previne o desenvolvimento de doenças, aumenta a capacidade de raciocínio e a criatividade, melhora a consolidação da memória, além de auxiliar no bom humor e bem-estar.
As cabines de cochilo são parte da campanha “O Mundo É dos Sonhadores”, criada pela Havas Life, e disponíveis para todos os colaboradores da Medley e Sanofi, que realiza ações de combate à insônia. Entre elas estão o lançamento do primeiro Hotel do Sono do mundo, que ensinou as pessoas a dormirem melhor e a Sleep Radio, em parceria com a Alpha FM, com a transmissão de programação via rádio e streaming para todo o Brasil em ondas de áudio binaurais, que têm a capacidade de induzir o cérebro ao relaxamento, colocando-o em uma baixa frequência que contribui para a chegada do sono.